Por Allan dos Reis, no Parque das Hortênsias
Um dos primeiros efeitos que as mulheres sofrem quando iniciam o tratamento contra o câncer é a queda de cabelos. Estudos comprovam a queda interfere na autoestima das pacientes. Para minimizar esses efeitos, em Taboão da Serra o projeto “Mechas de Amor” convoca mulheres a doarem seus cabelos para confecção de perucas que são doadas a elas.
O cabeleireiro Lucio Matias, proprietário de uma rede de salões que leva seu novo, apadrinhou o projeto e tem realizado cortes gratuitos nos eventos em toda São Paulo. Ele explica a importância de quem faz a doação do próprio cabelo.
“A importância da doação é a união de ajudar de quem precisa. O processo de radioterapia e quimioterapia é muito desgastante. É muito importante para mulher [receber a peruca] porque a primeira coisa da autoestima é o cabelo. Temos uma parceria para confeccionar essas perucas e doar nos eventos que a gente faz. Se não tem o evento, a gente vai até elas. A gente já conseguiu mais de 100 cabelos em Taboão da Serra”, afirma Matias.
E a doação não precisa ser feita só por adultos. Com apenas 7 anos, Lara Teixeira aproveitou a caminhada contra o câncer de mama no último sábado (21) e aproveitou para doar o seu cabelo ao projeto. “Eu fiquei muito feliz em doar meu cabelo às mulheres que tem câncer de mama. Agora elas vão poder fazer peruca”, revela.
Moradora do Jardim Pazzine, Maria Carla Ferreira Sampaio (20 anos) também doou os seus cabelos ao projeto. “Se eu tivesse essa doença, eu iria gostar que alguém doasse o cabelo para mim. Então por isso doei o meu. Só em pensar em ajudar algumas pessoas me deixou feliz”, afirma.
Para doar é simples. Com o cabelo limpo e seco, o tamanho a ser cortado é de cerca de 15 cm. O corte pode ser feito pela própria pessoa ou nos salões que aderiram ao projeto, como da cabeleireira Rose Rocha.
“O projeto é muito bacana. Em Taboão da Serra tivemos o apoio do Laércio Lopes [vice-prefeito]. Quem quiser doar pode procurar o Estúdio Rose Rocha, que fica na Rua Paulino Ortega, 9. O corte para quem deseja doar é gratuito”, afirma Rose. Outro salão que está fazendo o corte gratuito é o Mariha Cabeleireiros, que fica no Shopping Taboão.
O projeto Mechas de Amor faz parte do grupo Somos Todos Uma, formado por mulheres que foram diagnosticadas com câncer com intuito de compartilhar informações a respeito da doença como cura, alimentação, mensagens de autoestima entre outros.