Por Allan dos Reis, no Jardim Maria Rosa
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) realizou no sábado, dia 31 de maio, um encontro regional em Taboão da Serra que teve como estrela principal o presidente da sigla no município, vereador Marcos Paulo (Paulinho). O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve a presença do prefeito Fernando Fernandes, do vice-prefeito Laércio Lopes, do presidente estadual do partido Salvador Zimbaldi, seus familiares e dezenas de correligionários.


O principal tema do encontro foi o apoio ao atual prefeito Fernando, que recebeu elogios por sua administração. “O prefeito vem revolucionando a nossa cidade. Em todos os cantos temos um canteiro de obras. O Pros está ao seu lado nos momentos mais difíceis e nós temos um lado”, diz Paulinho, que comemorou. “O encontro foi positivo e a gente fica muito feliz com o sucesso do evento”.
A direção estadual ressaltou que o partido em Taboão tem autonomia para decidir os seus apoios partidários na esfera municipal e poder para decidir apoio ao prefeito, que fez questão de destacar a força do vereador.
“[O encontro] mostra a força do vereador Marcos Paulo que conseguiu reunir uma grande quantidade de pessoas para falar de política sábado de manhã. Fiquei muito feliz e o Pros é base do nosso governo aqui em Taboão da Serra. E feliz com as informações que o presidente estadual que o Pros respeita a decisão municipal e não impõe os caminhos políticos que o partido deve seguir”, Fernandes.
Os vereadores de Taboão da Serra, Ronaldo Onishi (SDD), Cido (DEM) e Érica Franquini (PDT) enalteceram a atuação parlamentar na Câmara. “O Pros acertou ao escolher esse vereador [Paulinho], que é um líder na cidade”, diz Onishi.
O ex-vereador Walter Paulo, que é pai do vereador Paulinho, e o secretário municipal de segurança, Gerson Brito, que preside o Democratas, também participaram do encontro.
Em breve o partido promete realizar campanha de filiação de lideranças que já disputaram as eleições e está à procura de novas lideranças de olho nas eleições de 2016.
RECLAMAÇÕES PARTIDÁRIAS
Apesar da manhã ser de festa, os vereadores de São Paulo, Ari Friedenbach, e de Carapicuíba, Joel Madeira, criticaram a condução do partido e suas alianças sem consultar as bases. Há poucos dias o partido anunciou que irá apoiar a candidatura de Paulo Skaf (PMDB) ao Governo do Estado.

“Nós temos que tomar decisões ouvindo as suas bases e eu tenho que ser consultado porque sou vereador em São Paulo e quero ser ouvido nas tomadas de decisões de quem vamos apoiar para o Governo do Estado”, reclamou Friedenbach.
Em seguida, seu correligionário ratificou a crítica. “Nós vamos respeitar a estadual e a nacional, mas nós queremos ser respeitados”, salientou Madeira.
Zimbaldi contou um pouco de sua carreira política e justificou as decisões. “Ari, algumas decisões a gente gostaria que fossem mais debatidas, mas a gente está aprendendo”, disse.