Retirada de cobradores de linhas intermunicipais em Taboão atrasa as viagens, relatam os passageiros

Por Anderson Dias, no Parque Laguna

Os passageiros da linha Parque Laguna – Pinheiros (068), em Taboão da Serra, se depararam há cerca de duas semanas com um fato que os pegou todos de surpresa e tem atrasado as viagens. Ao entrarem no ônibus, perceberam que não havia mais cobrador e a tarifa agora passou a ser cobrada pelo próprio motorista. A linha 029 (Jardim Monte Alegre – Pinheiros) também passou a operar sem o cobrador.

Passageiros criticam a falta de cobrador na linha 068, que liga Taboão a São Paulo. (Foto: Reprodução)
Passageiros criticam a falta de cobrador na linha 068, que liga Taboão a São Paulo. (Foto: Reprodução)

Pelas redes sociais, uma moradora de Taboão já havia feito o alerta. “Já ficamos mais de uma hora no ponto esperando o ônibus. E agora vai demorar mais porque o motorista vai ter que conduzir e cobrar. […]Queria que ficassem no ponto ao voltar do trabalho para ver se aprovam o que estão fazendo. O ônibus vai lotado e não tem lugar nem para sentar”, reclamou Sandra Sampaio.

Banco do cobrador vazio na linha intermunicipal que sai do Parque Laguna a Pinheiros.
Banco do cobrador vazio na linha intermunicipal que sai do Parque Laguna a Pinheiros. (Foto: Reprodução)

No início desta semana, a reportagem conversou com outros passageiros que reforçaram as críticas pelas retirada dos cobradores. “Essa mudança a gente já tinha visto no [ônibus] Circular [linha municipal], mas agora até no intermunicipal está acontecendo, os cobradores precisam trabalhar também”, diz Flávio Silva.

A linha 068 existe desde a criação do bairro há 20 anos e o seu itinerário é de segunda a sábado, a cada 1h, e aos domingos a linha não opera. O valor da passagem é de R$ 3,70.

“Essa linha já tem vários problemas, só passa de hora em hora e olhe lá. Agora inventaram mais um”, reclamou Natália Guimarães. Opinião semelhante teve a passageira Laura Paes que disse que “eles vão cobrar e passar troco. E por isso vai atrasar o horário do ônibus, que já é muito demorado”.

Procurados para falar a respeito das alterações na linha, a EMTU e a Viação Pirajuçara não se manifestaram sobre a retirada dos cobradores.

0 comentário em “Retirada de cobradores de linhas intermunicipais em Taboão atrasa as viagens, relatam os passageiros”

  1. Nossa mais essa é pouca vergonha mesmo além dos ônibus mega lotados e demoram muito é de mais agora isso sem cobrador a não vai ser um caus maior do q já é meu Deus será o fim dos tempos só pode com tanto respeito com o próximo.

  2. Cobrador de ônibus somente existe no Brasil. Uma atribuição que encarece a passagem. Deveria ser extinto essa atividade.

  3. É LAMENTÁVEL . COMO UM MOTORISTA PODE DIRIGIR E TROCAR DINHEIRO AO MESMO TEMPO. “SEGUNDO” AS LEIS DE TRANSITO O CONDUTOR DE UM VEÍCULO ,TEM QUE DIRIGIR COM AS DUAS MÃOS NO VOLANTE. ALIÁS A EMPRESA TIRA UMA NÃO DE OBRA PARA ACUMULAR AO MOTORISTA.SERÁ QUE ELE RECEBE MAIS POR DESENVOLVER AS DUAS FUNÇÕES? DÚVIDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.