A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra alerta a população sobre o surto de conjuntivite que atingiu o município nos últimos dias. A doença, que já havia se espalhado pela capital paulista, tem levado mais de 200 pacientes aos hospitais todos os dias. A doença que atinge os olhos é causada por vírus, fungos ou bactérias. O grau de contágio é muito grande.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, a membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos, e do interior das pálpebras, causando vermelhidão, coceira, inchaço e incômodo com a luz. Dias depois, aparece à sensação de areia nos olhos, dor de cabeça, ínguas e olhos lacrimejantes.
Para o Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, o período mais crônico já passou. “Agora está acontecendo uma queda, acho que o período mais crítico já passou”, diz Tarifa.
Mesmo assim, os pacientes estão sendo atendidos de forma especial nos prontos socorros do Akira, Antena e Infantil. As Unidades Básicas de Saúde também estão atendendo. Já os casos mais graves são direcionados a um oftalmologista, no Jardim Helena.
Dicas para evitar o contágio
Lavar as mãos com frequência e evitar colocar as mãos nos olhos são cuidados essenciais para evitar o contágio da doença.
Da Redação
Com informações da SECOM Taboão da Serra