‘Superlua rosa’ foi registrada no céu de Taboão da Serra na noite desta segunda (27)

Por Samara Matos, na redação

Moradores de Taboão da Serra puderam observar a “superlua rosa” no céu entre a noite desta segunda-feira (26) e a manhã desta terça (27). O fenômeno, segundo a Agência Especial Norte-Americana (Nasa), vai ser repetir em 26 de maio. O fenômeno foi registrado pelo fotografo taboanense Victor Monteiro.

A superlua ocorre quando a Lua está cheia e em seu perigeu – ponto de órbita mais perto da Terra. Por isso, a perspectiva do satélite natural parece maior quando observada do nosso planeta. Apesar do nome, não há mudanças na cor da lua.

O astrônomo do Climatempo, Marcos Calil, explica que a lua cheia chegou ao pico às 0h31 desta terça-feira. Apesar disso, o momento de maior visibilidade da “superlua rosa” ocorreu às 17h53 de segunda.

Superlua

O termo superlua surgiu em 1979 e não é um conceito astronômico. A expressão é usada fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. A superlua vista nesta segunda é chamada de “rosa” porque surge no começo da primavera do hemisfério norte, quando as flores estão começando a brotar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.