loader-image
temperature icon 21°C

Taboão comemora “Dia Internacional da Mulher” e destaca as suas políticas públicas

Compartilhar notícia

Cerca de 400 pessoas participaram na noite desta segunda-feira, dia 8, das homenagens ao Dia Internacional da Mulher em Taboão da Serra. O evento aconteceu no Cemur e teve a participação do prefeito Dr. Evilásio Farias (PSB), da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Roseane Maciel, da vice-prefeita, Professora Márcia (PT), da Coordenadora dos Direitos da Mulher, Maria Amélia Alencar, além de secretários municipais, vereadores e muitas mulheres.

público

Durante o encontro foram destacados os avanços nas políticas públicas que o município adotou em favor das mulheres como a criação da Coordenadoria dos Direitos das Mulheres, o programa Mulheres da Paz e a participação das Promotoras Legais Populares. Para o prefeito são elas que dão sustentação às políticas voltadas às mulheres.

“Quero saudar aqui as nossas queridas promotoras legais, exemplo de luta e garra, quero cumprimentar as mulheres da paz, as mulheres do Projovem, as mulheres do Protejo e dizer que são vocês a espinha dorsal da condução das políticas de gênero [voltado às mulheres] aqui na nossa cidade”, diz Evilásio.

A vice-prefeita complementa que a outra conquista das mulheres em Taboão está na regularização fundiária “porque o imóvel fica no nome da mulher”, conta Márcia.

Mesmo com todas as conquistas, a Coordenadora do Direito das Mulheres no município, Maria Amélia Alencar, afirma que a noite é apenas para mostrar os avanços que as mulheres conquistaram ao longo da história.

Coordenadora dos Direitos da Mulher, Maria Amélia, exalta as conquistas das mulheres
Coordenadora dos Direitos da Mulher, Maria Amélia, exalta as conquistas das mulheres

“Não é dia de celebrações, mas de mostrar os avanços que as mulheres conquistaram ao longo do século. Muito avançamos, muito acreditamos, mas a luta continua”, diz Maria Amélia.

Os presentes a celebração também acompanharam uma breve explanação sobre a Lei 11.340/2006, mais conhecida como lei Maria da Penha, que transformou a violência doméstica e familiar contra mulher em crime.

Outro assunto muito destacado durante a noite foi a falta de mulheres no poder legislativo. Entre os 13 vereadores eleitos no município não há nenhuma mulher. Mas em tom de brincadeira elas deram o recado: “Nas eleições de 2012, um de vocês [vereadores] vão perder a vaga para nós, mulheres”.

E todos aplaudiram.

Por Allan dos Reis

Veja também