Durante o encontro foram destacados os avanços nas políticas públicas que o município adotou em favor das mulheres como a criação da Coordenadoria dos Direitos das Mulheres, o programa Mulheres da Paz e a participação das Promotoras Legais Populares. Para o prefeito são elas que dão sustentação às políticas voltadas às mulheres.
“Quero saudar aqui as nossas queridas promotoras legais, exemplo de luta e garra, quero cumprimentar as mulheres da paz, as mulheres do Projovem, as mulheres do Protejo e dizer que são vocês a espinha dorsal da condução das políticas de gênero [voltado às mulheres] aqui na nossa cidade”, diz Evilásio.
A vice-prefeita complementa que a outra conquista das mulheres em Taboão está na regularização fundiária “porque o imóvel fica no nome da mulher”, conta Márcia.
Mesmo com todas as conquistas, a Coordenadora do Direito das Mulheres no município, Maria Amélia Alencar, afirma que a noite é apenas para mostrar os avanços que as mulheres conquistaram ao longo da história.
“Não é dia de celebrações, mas de mostrar os avanços que as mulheres conquistaram ao longo do século. Muito avançamos, muito acreditamos, mas a luta continua”, diz Maria Amélia.
Os presentes a celebração também acompanharam uma breve explanação sobre a Lei 11.340/2006, mais conhecida como lei Maria da Penha, que transformou a violência doméstica e familiar contra mulher em crime.
Outro assunto muito destacado durante a noite foi a falta de mulheres no poder legislativo. Entre os 13 vereadores eleitos no município não há nenhuma mulher. Mas em tom de brincadeira elas deram o recado: “Nas eleições de 2012, um de vocês [vereadores] vão perder a vaga para nós, mulheres”.
E todos aplaudiram.
Por Allan dos Reis