Por Allan dos Reis, direto da redação
Os moradores que desejam se vacinar contra a febre amarela em Taboão da Serra estão madrugando nas filas. Nesta semana começou a limitação imposta pela Prefeitura Municipal de 300 doses da vacina em cada uma das 13 unidades básica de saúde. Na UBS Dra. Maria José de Albuquerque (antiga Akira Tada) a fila começou nesta quarta-feira (17) por volta das 3h da madrugada.
O desespero da população aumentou após a morte de um morador do Jardim Record. Porém, o mesmo teria sido infectado no município de Itapecerica da Serra e veio a óbito enquanto visitava familiares na Bahia. Porém, oficialmente o município taboanense não é considerado área de risco já que áreas verdes são bem escassas, especialmente na área mais populosa, que é a região do Pirajuçara.
Em nota, a Prefeitura garante que a vacinação não tem prazo para término e que a prioridade é vacinar as pessoas com deslocamento a regiões de matas e a limitação de doses é para “desafogar as unidades para a continuidade de suas outras ações cotidianas”.
NOTA OFICIAL
A Secretaria Municipal de Saúde adotou, à partir do dia 15 deste mês, a distribuição de senhas para a vacinação contra a febre amarela em todas as suas unidades de saúde. Conforme divulgado anteriormente, a vacinação está disponível em todas as unidades de saúde e não tem prazo para terminar, garantindo a imunização de todos. Adotando esta logística, acreditamos ser possível desafogar as unidades para a continuidade de suas outras ações cotidianas. Lembramos que o município é de baixo risco para a infecção pela febre amarela e, neste momento, devemos priorizar pessoas com deslocamento a regiões de matas.