Por Ionice Lourenço
É muito comum recebermos queixas em consultório sobre a possibilidade do paciente ter o déficit de atenção, o que muitas vezes refere-se apenas a uma suspeita ou a vida agitada e estressante que levamos no dia a dia.
Nenhum adulto ou adolescente adquiriu o déficit de atenção nesta fase, pois o histórico de desatenção, hiperatividade e impulsividade ocorre ainda na infância.
Falamos do TDAH – Transtorno do déficit de atenção e da Hiperatividade.
Para falar que uma pessoa tem o TDAH ela deve apresentar os sintomas em pelo menos dois ambientes distintos, como a escola e em casa, em casa e trabalho .
Quem primeiro percebe que há alguma coisa errada são os pais e professores, mas infelizmente o diagnóstico ocorre de forma tardia.
O TDAH possui três características principais – A distração, a hiperatividade e a impulsividade. Podendo ocorrer a predominância de uma das características.
O que ocorre muitas vezes quando o diagnóstico é feito na adolescência e na fase adulta é que a hiperatividade já esta mais amena.
Os sintomas mais frequentes:
- Não dá a atenção devida a detalhes ou comete erros típicos de descuido na escola, no trabalho ou em outras atividades.
- Tem problemas em manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas.
- Parece não dar ouvidos quando lhe dirigem a palavra.
- Não segue instruções e falha em concluir tarefas escolares, pequenas tarefas ou obrigações no trabalho (não devido a oposição ou não compreensão das instruções).
- Tem problemas organizando atividades.
- Evita, não gosta ou não quer fazer coisas que exigem tempo e esforço mental.
- Perde coisas necessárias para as tarefas e atividades (ferramentas, brinquedos, canetas, livros, etc).
- Frequentemente se distrai.
- Frequentemente esquece atividades do dia-a-dia.
- Frequentemente esquece senhas, informações pessoais
Sintomas observados:
Crianças
- Não presta atenção a detalhes, e comete erros provenientes de descuido ao fazer tarefas escolares ou outras atividades.
- Não mantém a atenção centrada durante tarefas ou brincadeiras
- Aparenta não ouvir quando lhe dirigem a palavra
- Falha em seguir instruções ou terminar tarefas
- Evita tarefas que requerem grande esforço mental e organização, como projetos escolares
- Perda frequente de itens necessários para facilitar tarefas ou atividades
- Distrai-se com excessiva facilidade
- Frequentemente esquece-se das coisas
- Adia tarefas e tem dificuldade em iniciá-las
Adultos
Frequentemente comete erros característicos de descuido quando trabalhando em projetos que não são do seu interesse ou são difíceis
- Dificuldade em manter a atenção centrada no trabalho.
- Dificuldade em concentrar-se em conversações.
- Dificuldade em terminar projetos já iniciados.
- Dificuldade em organizar-se de forma a concluir as tarefas
- Evita ou adia o início de projetos que requerem esforço mental
- Frequentemente guarda em locais inapropriados ou perde coisas em casa ou no trabalho
- Facilmente distrai-se devido a outras atividades ou ruídos
- Dificuldade em lembrar de compromissos ou obrigações
Diagnóstico:
– Os sintomas devem ocorrer conforme mencionado acima, pelo menos dois ambientes da vida do indivíduo.
– É de suma importância a história do paciente.
– Profissionais capacitados que tenham conhecimento no Transtorno.
– O Diagnóstico é puramente Clínico.
Causas:
– Não há uma causa definida, estima-se que fatores genéticos e gestacional ocupem papel importante na causa do Déficit de Atenção.
Tratamentos:
Em casos mais brandos trabalhamos com a psicoterapia.
Em situações mais avançadas é importante a psicoterapia acompanhada de tratamento medicamentoso.
Fundamentos Científicos do Déficit de Atenção extraído da Carta de princípios da ABDA
1) O TDAH é um transtorno médico verdadeiro, reconhecido como tal por associações médicas internacionalmente prestigiadas;
2) O TDAH é um transtorno sério, uma vez que os portadores apresentam maiores riscos de desenvolver vários transtornos;
3) O TDAH pode ser diagnosticado e tratado. Existem diretrizes publicadas por instituições científicas de renome internacional sobre o diagnóstico e seu tratamento adequado. O tratamento do TDAH é feito através de medicamentos (na maioria dos casos), psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoeducação (educação continuada sobre o transtorno para os portadores).
4) O TDAH também pode ser diagnosticado em adultos. Mais da metade das crianças com TDAH ingressa na vida adulta com sintomas clinicamente significativos do transtorno.
5) O TDAH é muito pouco diagnosticado e tratado na população em geral.
Importante:
Portadores de TDAH.
– Tem o direito de receber, como aluno, um atendimento especial pelos educadores e instituições.
– Tem o direito de receber, como empregado, uma alocação ou realocação específicas, bem como as adaptações profissionais necessárias às suas dificuldades.
Ionice Lourenço: Psicóloga Clínica – Atendimento TEL = 11 4139 8816