Da Redação
As péssimas condições do Parque das Hortênsias, que abriga o zoológico municipal, em Taboão da Serra foi pauta na manhã desta quinta-feira, dia 28, de uma reportagem exibida pela TV Record que flagrou com uma câmera escondida lixo, bancos danificados, jaulas em péssimas condições entre outras necessidades de benfeitorias. Desde 2009 o local ganha destaque negativo na grande imprensa por suas péssimas condições. [VEJA A MATÉRIA]
As imagens foram mostradas ao biólogo Del Nero que fez uma série de críticas ao local. Em seguida, a TV ouviu moradores que afirma que o “local está abandonado” e pediram “mais bichinhos” no zoo. Uma visitante ressaltou que o “zoológico já foi muito mais bonito e mais bem cuidado” e que por isso tem levado a filha para outros locais fora do município.
Em nota, a administração municipal diz que a situação precária do parque é “decorrente da administração anterior [do ex-prefeito Evilásio Farias], que não cumpriu as solicitações apontadas no Termo de Adequação feito entre a Prefeitura de Taboão da Serra e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)”. E também ressalta que a prefeitura aguarda a conclusão do relatório do Ministério Público para assinatura de um TAC.
::Nota Oficial::
A Prefeitura de Taboão da Serra informa que a atual situação do Parque das Hortênsias é decorrente da administração anterior, que não cumpriu as solicitações apontadas no Termo de Adequação feito entre a Prefeitura de Taboão da Serra e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).
Em agosto deste ano, o Ministério Público e SEMA realizaram uma visita técnica no Parque para produção de um relatório, que resultará em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A Prefeitura considera o Parque das Hortênsias um marco histórico, cultural, entende que o local é um dos pontos turísticos do município e que são necessárias adequações. Neste sentido, a Prefeitura aguarda a conclusão do relatório para que seja assinado o TAC e, assim, dar início às reformas.
Em relação às jaulas, elas não oferecem risco nem aos visitantes e nem aos animais. Quanto ao lixo, não é a realidade do que pode ser visto hoje no parque.