loader-image
temperature icon 20°C

Usuários do WhatsApp já podem sair ‘silenciosamente’ de grupos e esconder status de online

Compartilhar notícia

Direto da redação

O WhatsApp divulgou nesta terça-feira (8) novos recursos do aplicativo de mensagens. Ainda este mês será possível sair silenciosamente de grupos, esconder o status online e bloquear capturas de tela em mensagens de visualização única.

Outro recurso é a possibilidade de esconder o status de “online” e “visto por último” de outras pessoas. Até então, não era possível tirar o status “online”, se você abrisse o aplicativo, o aviso aparecia para todos os seus contatos. Agora será possível decidir quem pode ver esse status.

1. Nas configurações, selecione “Conta”;
2. Selecione “Privacidade”;
3. Clique em “Visto por último e online”;
4. Escolha quem pode ver o “visto por último” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”);
5. Escolha quem pode ver o “online” (todos ou a mesma opção escolhida no “visto por último”).

Entretanto, ao esconder o “online” e o “visto por último” de sua conta, você também não conseguirá ver essas informações nas contas de outras pessoas.

Além disso, o WhatsApp anunciou que está testando um bloqueio da captura de tela em mensagens de visualização única, incluindo fotos e vídeo.

“Estamos focados em desenvolver recursos que capacitem as pessoas a ter mais controle e privacidade sobre suas mensagens”, afirma por nota Ami Vora, vice-presidente de produto do aplicativo.

Em meio a pressões regulatórias e escândalos relacionados à privacidade, as big techs têm apostado em segurança para conquistar os usuários.

Há anos é possível omitir a exibição da última vez em que se esteve ativo, mas uma vez online, o status aparece a todos os contatos. Agora, será possível selecionar quem pode ou quem não pode ver o seus status.

“Todos nós temos momentos em que gostaríamos de verificar nosso WhatsApp sem interações”, afirma a empresa.

O recente recurso de mídias de visualização única, que somem após a abertura do arquivo pelo interlocutor, ganhará uma nova ferramenta: o bloqueio de captura de tela, que ainda está sendo testado.

Por último, a partir de hoje, a saída de grupos não notificará todos os usuários, apenas os administradores.

“Continuaremos criando novas maneiras de proteger suas mensagens e mantê-las tão privadas e seguras quanto as conversas presenciais”, afirma o presidente-executivo da Meta, dona do WhatsApp, Mark Zuckerberg.

Veja também