loader-image
temperature icon 24°C

Vereadores aprovam Projeto de lei que autoriza instalação de câmeras em escolas municipais, mas unidades já são monitoradas

Compartilhar notícia

Por Samara Matos, na redação 

Os vereadores de Taboão da Serra votaram e mantiveram o veto do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) ao projeto de lei que “autoriza o poder executivo municipal a instalação de câmeras nas escolas públicas e particulares”. Minutos depois, a vereadora Rita de Cássia (PSDB) apresentou projeto com igual teor, excluindo apenas a obrigação para escolas particulares.

Autora do Projeto é a vereadora Rita de Cássia.
(Foto: Leandro Barreira)

Apesar da iniciativa ser boa, o novo projeto de lei não vai acrescentar nenhuma novidade no universo escolar, já que – de acordo com a Secretaria de Educação – todas as escolas já possuem câmeras de segurança. O Taboão em Foco conversou também com outras pessoas que trabalham dentro das escolas, que confirmaram ter câmeras. Nos próximos dias, inclusive, o número de câmeras nas escolas devem subir para oito.

Na comunicação do veto, a Prefeitura também apontou “vício de inconstitucionalidade, pois se trata de ato típico de organização do município, cuja iniciativa legislativa é de competência exclusiva do prefeito”, diz trecho do documento.

Autora do projeto, a vereadora Rita de Cássia justificou que “seu projeto é diferenciado” porque vai possibilitar que os pais possam acessar – com senha – imagens na unidade escolar.

“O que vou conversar com o prefeito e o secretário de educação [João Medeiros] é [para] que a mãe tenha uma senha para ter acesso às imagens do filho. Esse é o diferencial. Eu não ia fazer um projeto que já existe, senão não iria valer de nada. Eu fiz o projeto juntamente com os pais das crianças, justamente pela preocupação. Isso é para a proteção da criança e dos pais”, explica a vereadora.

(Foto: Leandro Barreira)

No projeto aprovado não está explícito que pais terão acesso às imagens. Consta apenas que elas “poderão ser acessadas por pessoas autorizadas”. Outros vereadores também enalteceram o projeto em tribuna.

 

Veja também