Home » Sociedade, Todas as notícias » Alunos da rede municipal de ensino destacam as regiões do Brasil em desfile de 7 de setembro

Alunos da rede municipal de ensino destacam as regiões do Brasil em desfile de 7 de setembro

Por Allan dos Reis, na região do Pirajussara

O desfile cívico do 7 de setembro em Taboão da Serra, em celebração a Proclamação da República ocorrida em 1822, levou milhares de pessoas às ruas da região do Pirajussara. Sob forte sol e um lindo céu azul, alunos da rede municipal de ensino contaram detalhes das cinco regiões do Brasil e a sua influência na cidade. O evento ainda teve o desfile da Guarda Civil Municipal e de representantes da cultura e do esporte.

Milhares de pessoas acompanham o desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra.

Milhares de pessoas acompanham o desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra.

A região Nordeste abriu o desfile com representantes do Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe Hanai Mendes. Em seguida, crianças enfeitadas com chapéus de couro, sanfona e outros adereços típicos.

Ao centro, o prefeito Fernando Fernandes e o vereador Cido entregam troféu de participação a diretora Carmen da EMEF Ugo Arduini.

Ao centro, o prefeito Fernando Fernandes e o vereador Cido entregam troféu de participação a diretora Carmen da EMEF Ugo Arduini.

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) destacou que o desfile é também uma forma de aprendizagem dos alunos envolvidos.

“A gente sempre está procurando um tema que conduza as crianças em cada escola a desenvolver a cultura, a desenvolver a história do tema que estão abordando. Ano passado [o tema] era a Copa do Mundo, que aconteceu esse ano. Neste ano a secretaria de educação escolheu as regiões brasileiras. Isso não é só uma questão plástica. Tem a questão pedagógica por trás disto. As crianças nas escolas discutem, debatem e aprendem do tema que vão desfilar”, diz.

Logo em seguida foi a vez da Guarda Civil Municipal emocionar o público. Eles entraram na avenida marchando e carregando as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Taboão da Serra. Com as sirenes ligadas, motos da GCM e as viaturas desfilaram lentamente. No banco de trás dos veículos, crianças acenavam com uma bandeira do Brasil.

Políticos e autoridades policiais assistem ao desfile cívico de 7 de setembro em Taboão.

Políticos e autoridades policiais assistem ao desfile cívico de 7 de setembro em Taboão.

Foi mais de duas horas de desfile com detalhes da região sul com crianças vestidas com roupas tradicionais do povo gaúcho, chimarrão e destaque a festa do Oktorbefest. Em seguida veio a região sudeste, que destacou os executivos paulistas, a festa carioca e a culinária capixaba.

Da região Centro-Oeste destaque para índios e a fauna. E por fim, a região Norte destacou a tradicional festa de bumba-meu-boi de Parintins com a rivalidade festiva entre os bois Caprichoso e Garantido.

A diretora da EMEF Ugo Arduini, Carmen Ruiz, elogiou o desfile e agradeceu o apoio dos pais dos alunos. “Foi maravilhoso se preparar para esse desfile. Tivemos muita ajuda da comunidade e dos pais. As crianças ficaram muito felizes de a gente fazer todo esse desfile para eles. É muito importante. Eles ficaram sabendo mais da história. O nosso foi [a região] Norte”, enalteceu.

GCM de Taboão da Serra foi um dos destaques do desfile de 7 de setembro.

GCM de Taboão da Serra foi um dos destaques do desfile de 7 de setembro.

CLIQUE E CONFIRA MAIS FOTOS EM WWW.FACEBOOK.COM/TABOAOEMFOCO

One Response

  1. Lígia disse:

    Foi muito lindo o desfile, EU AMEI!!!

    Parabéns ao Prefeito e todas as secretarias que fizeram este evento acontecer com organização, carinho e dedicação… Eu Adorei!

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online