Por Allan dos Reis, na região do Pirajussara
O desfile cívico do 7 de setembro em Taboão da Serra, em celebração a Proclamação da República ocorrida em 1822, levou milhares de pessoas às ruas da região do Pirajussara. Sob forte sol e um lindo céu azul, alunos da rede municipal de ensino contaram detalhes das cinco regiões do Brasil e a sua influência na cidade. O evento ainda teve o desfile da Guarda Civil Municipal e de representantes da cultura e do esporte.
A região Nordeste abriu o desfile com representantes do Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe Hanai Mendes. Em seguida, crianças enfeitadas com chapéus de couro, sanfona e outros adereços típicos.
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) destacou que o desfile é também uma forma de aprendizagem dos alunos envolvidos.
“A gente sempre está procurando um tema que conduza as crianças em cada escola a desenvolver a cultura, a desenvolver a história do tema que estão abordando. Ano passado [o tema] era a Copa do Mundo, que aconteceu esse ano. Neste ano a secretaria de educação escolheu as regiões brasileiras. Isso não é só uma questão plástica. Tem a questão pedagógica por trás disto. As crianças nas escolas discutem, debatem e aprendem do tema que vão desfilar”, diz.
Logo em seguida foi a vez da Guarda Civil Municipal emocionar o público. Eles entraram na avenida marchando e carregando as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Taboão da Serra. Com as sirenes ligadas, motos da GCM e as viaturas desfilaram lentamente. No banco de trás dos veículos, crianças acenavam com uma bandeira do Brasil.
Foi mais de duas horas de desfile com detalhes da região sul com crianças vestidas com roupas tradicionais do povo gaúcho, chimarrão e destaque a festa do Oktorbefest. Em seguida veio a região sudeste, que destacou os executivos paulistas, a festa carioca e a culinária capixaba.
Da região Centro-Oeste destaque para índios e a fauna. E por fim, a região Norte destacou a tradicional festa de bumba-meu-boi de Parintins com a rivalidade festiva entre os bois Caprichoso e Garantido.
A diretora da EMEF Ugo Arduini, Carmen Ruiz, elogiou o desfile e agradeceu o apoio dos pais dos alunos. “Foi maravilhoso se preparar para esse desfile. Tivemos muita ajuda da comunidade e dos pais. As crianças ficaram muito felizes de a gente fazer todo esse desfile para eles. É muito importante. Eles ficaram sabendo mais da história. O nosso foi [a região] Norte”, enalteceu.
CLIQUE E CONFIRA MAIS FOTOS EM WWW.FACEBOOK.COM/TABOAOEMFOCO