Home » Sociedade, Todas as notícias » Projeto “Mechas do Amor” arrecada cabelos em Taboão para fazer perucas a mulheres com câncer

Projeto “Mechas do Amor” arrecada cabelos em Taboão para fazer perucas a mulheres com câncer

Por Allan dos Reis, no Parque das Hortênsias

Um dos primeiros efeitos que as mulheres sofrem quando iniciam o tratamento contra o câncer é a queda de cabelos. Estudos comprovam a queda interfere na autoestima das pacientes. Para minimizar esses efeitos, em Taboão da Serra o projeto “Mechas de Amor” convoca mulheres a doarem seus cabelos para confecção de perucas que são doadas a elas.

O cabeleireiro Lucio Matias, proprietário de uma rede de salões que leva seu novo, apadrinhou o projeto e tem realizado cortes gratuitos nos eventos em toda São Paulo. Ele explica a importância de quem faz a doação do próprio cabelo.

“A importância da doação é a união de ajudar de quem precisa. O processo de radioterapia e quimioterapia é muito desgastante. É muito importante para mulher [receber a peruca] porque a primeira coisa da autoestima é o cabelo. Temos uma parceria para confeccionar essas perucas e doar nos eventos que a gente faz. Se não tem o evento, a gente vai até elas. A gente já conseguiu mais de 100 cabelos em Taboão da Serra”, afirma Matias.

Com apenas 7 anos, Lara decidiu doar os seus cabelos para doação ao projeto Mechas de Amor.

Com apenas 7 anos, Lara decidiu doar os seus cabelos para doação ao projeto Mechas de Amor. (Fotos: Divulgação e Taboão em Foco)

E a doação não precisa ser feita só por adultos. Com apenas 7 anos, Lara Teixeira aproveitou a caminhada contra o câncer de mama no último sábado (21) e aproveitou para doar o seu cabelo ao projeto. “Eu fiquei muito feliz em doar meu cabelo às mulheres que tem câncer de mama. Agora elas vão poder fazer peruca”, revela.

Maria Carla e Lucio MatiasMoradora do Jardim Pazzine, Maria Carla Ferreira Sampaio (20 anos) também doou os seus cabelos ao projeto. “Se eu tivesse essa doença, eu iria gostar que alguém doasse o cabelo para mim. Então por isso doei o meu. Só em pensar em ajudar algumas pessoas me deixou feliz”, afirma.

Para doar é simples. Com o cabelo limpo e seco, o tamanho a ser cortado é de cerca de 15 cm. O corte pode ser feito pela própria pessoa ou nos salões que aderiram ao projeto, como da cabeleireira Rose Rocha.

“O projeto é muito bacana. Em Taboão da Serra tivemos o apoio do Laércio Lopes [vice-prefeito]. Quem quiser doar pode procurar o Estúdio Rose Rocha, que fica na Rua Paulino Ortega, 9. O corte para quem deseja doar é gratuito”, afirma Rose. Outro salão que está fazendo o corte gratuito é o Mariha Cabeleireiros, que fica no Shopping Taboão.

O projeto Mechas de Amor faz parte do grupo Somos Todos Uma, formado por mulheres que foram diagnosticadas com câncer com intuito de compartilhar informações a respeito da doença como cura, alimentação, mensagens de autoestima entre outros.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online