Da redação do Taboão em Foco
Depois de quase sete horas a manifestação dos sem teto, que estava em um terreno do Parque Laguna, em Taboão da Serra, terminou por volta das 17h desta sexta-feira (22) sem acordo para os manifestantes. O grupo que chegou a paralisar a rodovia Régis Bittencourt em duas oportunidades protestavam contra o pedido de “desocupação voluntária” feito pela Justiça, que deu o prazo até 10 de agosto.
A manifestação começou por volta das 10h da manhã, quando o grupo de cerca de mil pessoas saiu da ocupação na avenida Castelo Branco e caminhou pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116) em direção a Prefeitura Municipal. Após ouvirem do chefe de gabinete que o prefeito não iria atendê-los, o grupo saiu da frente da prefeitura e foi novamente protestar na BR-116, desta vez travando a via em ambos os sentidos, na altura da Praça Nicola Vivelechio. Segundo a Autopista Régis Bittencourt, a via chegou a registrar 1 km de lentidão em ambos os sentidos.
Na sequência, o grupo percorreu novamente o trajeto até a prefeitura, onde, novamente, foi protestar exigindo a presença do prefeito Fernando Fernandes. Segundo o líder do grupo, Pato, ocorreu a reunião com o prefeito e alguns vereadores, porém sem resultado. “Eles [vereadores] garantiram que poderia ter um acordo, que o prefeito poderia quebrar essa liminar [da desocupação voluntária]. Era a única pessoa compatível para quebrar essa reintegração”, contou Tato que afirmou que o grupo vai dar a resposta nas urnas.
O manifestante afirmou que vai realizar uma nova manifestação na Câmara na terça-feira (26).