O Samu de Taboão da Serra está ainda mais moderno. Foi implantado um novo equipamento, onde será possível, por exemplo, detectar se uma pessoa está tendo um enfarte em cerca de cinco minutos. “O exame de eletrocardiograma é feito no na própria ambulância, já que os aparelhos são integrados ao Hospital do Coração (HCOR) que com eficiência e rapidez devolve para o médico o laudo com o diagnóstico e a conduta a ser tomada”, explica a responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Taboão, Dra Maria Dolores de Figueiredo Jacinto. Os profissionais passaram por treinamento ministrado pelo Hospital do Coração.
Desde que foi implantado em Taboão da Serra, o Samu já realizou mais de 100 mil atendimentos e conta com 102 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares, atendentes e motoristas. São seis unidades móveis de urgência, sendo duas de suporte avançado (USA) e quatro de suporte básico (USB).
Para o prefeito, Dr. Evilásio Farias, o Samu em Taboão da Serra não é despesa e sim investimento. “Só mesmo quem precisou ou teve alguém na família que utilizou esse equipamento pode avaliar a importância de tê-lo na cidade”.
A verba para a compra do aparelho veio do Ministério da Saúde. Esse equipamento já é usado em muitos países. Na nossa região, Taboão da Serra é pioneira na utilização.
Serviço:
Samu
Rua Tenente José Maria da Cunha, 563, Jardim Record
Telefone: 192
Por Sandra Martins
da Assessoria de Imprensa da PMTS