Por Samara Matos, na redação
Todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil através dos Correios começaram a sofrer cobrança de R$ 15 reais, desde segunda-feira (27), devido a despacho postal.
Os destinatários que aguardam encomendas do exterior devem acessar o rastreamento do objeto no site do Correio e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito para liberação da encomenda. O prazo para entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.

A tarifa visa cobrir custos com serviço de tratamento da encomenda, como o recebimento dos objetos, inspeção por raio-x, formalização da importação e disponibilização de informações ao importador para liberação da encomenda via internet.
Até então, o despacho postal era cobrado de objetos tributados pela Receita Federal, mas os Correios alegam que o aumento das importações obrigou a essa cobrança por todas as encomendas, assim, mantendo o padrão de serviço.
Outras informações e orientações sobre os procedimentos para pagamento e liberação das encomendas estão disponíveis no link: https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes