Por Allan dos Reis, na região do Pirajuçara
Os principais candidatos a prefeito de Taboão da Serra acompanharam na manhã desta quarta-feira (7) o desfile cívico realizado por alunos das escolas municipais na Avenida Fernando Fernandes. Bandeiras dos candidatos a vereador, jornais e ‘santinho’ enfeiaram e sujaram o entorno do evento.
O atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB), candidato a reeleição, acompanhou as apresentações no palco destinado as autoridades junto com a deputada estadual e primeira-dama Analice Fernandes, vereadores e secretários municipais. Já Aprígio (PSD), Evilásio Farias (PSB) e Vicente Buscarini (PV) fizeram ‘corpo a corpo’ na rua e comentaram o desfile.
“Eu achei o desfile muito bom. […] Tem que manter e aperfeiçoar cada vez mais. Tem que melhorar cada dia mais. Fazer um espaço coberto como hoje, que teve essa chuva imprevista e molhou muitas crianças”, disse Aprígio.
O candidato do PV também falou. “Eu acho uma data especial. Dá voltar a ter uma competição com as bandas e fanfarras. O projeto precisa de uma reformulação. Vamos discutir com os diretores e professores. Tem que melhorar as estruturas para as escolas. E as fanfarras precisamos estimular porque faz parte da cultura e folclore brasileiro”, diz Buscarini.
A reportagem não conseguiu entrevistar o ex-prefeito Evilásio Farias para comentar a respeito do desfile. No local também havia bandeiras do candidato Vítor Medeiros (PSL) e pessoas entregando jornal do candidato Stan (Psol).
CAMPANHA DE APRÍGIO TUMULTUA DESFILE
O candidato a prefeito Aprígio (PSD) preferiu partir para provocação ao atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB), que tenta a sua reeleição. Durante quase todo desfile, ele ficou caminhando de ponta a ponta da avenida – seguidas vezes – com um grupo enorme de apoiadores e candidatos gritando frases como “Eu quero segurança”, “Agora é Aprígio”, repetidamente.
No instante que passavam, não era possível ouvir o que o mestre de cerimônia falava sobre os detalhes da apresentação de cada escola. “Eu não estava prejudicando porque eles estão em uma rua e nós praticamente em uma rua paralela [na verdade, apenas o canteiro central separava a caminhada do desfile] e sem microfone ou barulho nenhum. Não tem como dizer que está prejudicando o desfile. Tanto que foi feito e não teve problema”, diz Aprígio, ao ser questionado pela reportagem.
Em determinado momento da caminhada, correligionários que apoiam o prefeito e outros que estavam com Aprígio discutiram de forma ríspida, mas resolveram após muito bate-papo. Apesar de estar perto do ocorrido, Aprígio desconversou. “Eu não tenho conhecimento”, resumiu.
Após o evento, Fernandes também comentou a estratégia do seu adversário. “Os candidatos querem mostrar os seus nomes para que a cidade tenha conhecimento. O que eu não concordo é eles virem atrás do palco fazer provocação. Foi o lado ruim. Erraram nisto. Não era dia. Podem vir, fazer campanha, se apresentar, mas com respeito a nossa população e principalmente às crianças da cidade”, comentou.