Diretoria do Conseg é reeleita. Crimes aumentam nos bairros próximo a Estrada São Francisco


Ao centro, Cida Borghi é reeleita presidente do Conseg
Ao centro, Cida Borghi é reeleita presidente do Conseg

O Conselho Comunitário de Segurança de Taboão da Serra – Jardim Monte Alegre empossou, no dia 27 de Maio, a sua nova diretoria. O mandato é de dois anos e termina em 2012. A nova diretoria será basicamente a mesma da antiga gestão. Apenas alguns cargos sofreram alterações. A presidente do Conseg será novamente Cida Borghi, que há um ano vem conseguindo realizar um belo trabalho a frente do conselho.

Com o intuito de unir a comunidades de 20 bairros do município, o Conseg realiza mensalmente uma reunião para discutir a segurança pública entre as autoridades policiais e a comunidade desses bairros na Escola Estadual Julieta de Caldas, localizada no bairro do Jardim Monte Alegre. Enquanto os munícipes vão destacando as suas reclamações, as autoridades policiais tomam nota e agem no decorrer do mês. É comum ouvir dos munícipes – que participam da reunião seguinte – que as suas reclamações foram solucionadas pelas autoridades policiais.

Para consolidar todo esse trabalho e dar mais alguns passos, a presidente do conselho pede a participação da população. “Eu espero a ajuda de vocês [comunidade] para que possamos prosseguir na luta por mais segurança”, disse Cida.

O Capitão Will, da Polícia Militar, e o delegado do 1º Distrito, Gilson Leite, empossaram a nova diretoria por aclamação. Destaca-se que apenas a chapa vencedora se inscreveu e concorreu ao pleito.

Reunião

Logo após a posse, a reunião começou morna. Mas logo esquentou aos pedidos por mais segurança feito por uma moradora e pequena empresária do Jardim Beatriz. “Desde que houve a invasão do MTST a gente não consegue ficar mais tranqüila”, diz a moradora.

Os representantes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar concordam que houve um grande aumento de ocorrências naquela região. Porém, fizeram questão de ressaltar que só na última semana de maio foram apreendidas sete armas de fogo próximo ao acampamento. A PM também destacou que a Base Móvel da polícia tem ficado na Estrada do São Francisco.

Porém, segundo as autoridades, se engana quem pensa que os criminosos estão localizados no acampamento. Muitos dos criminosos que estão atuando naquela região vêm de bairros que fazem divisa como o município. Tanto do lado do Butantã, quanto do lado do Campo Limpo.

Nova Delegacia? Só com mais contingente.

O delegado titular Dr. Gilson Leite se mostrou cético em relação a um novo (e tão sonhado) distrito policial no município. Leite teme que haja divisão de forças do contingente policial.

“Se for para trazer um contingente novo já passou da hora. Se for para dividir forças, não.”, opina o delegado.

Por Allan dos Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.