Por Samara Matos, na redação
Os estudantes que se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 têm até segunda-feira (19) para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85. Em suma, sem o pagamento, a inscrição não é concluída e não é possível fazer o exame.
Portanto, para emitir o boleto de pagamento, o estudante não isento deve acessar a Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante. Portanto, na página, é preciso clicar na opção “Página do participante – entrar com gov.br”. Depois, o estudante deve acessar sua conta com o número do CPF e clicar em “avançar”. Portanto, será aberta outra página. No menu do canto esquerdo, selecionar a opção “Pagamento/isenção”. Será aberta uma caixa de diálogo com a opção em azul: “Baixe seu boleto”. Depois de baixado, basta realizar o pagamento do boleto até segunda-feira (19).
Mas, neste ano, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais. Sendo assim, o Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.
Como serão as provas
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos:
21 de novembro
O candidato terá 5 horas e meia para
- responder 45 questões de linguagens;
- responder 45 questões de ciências humanas
- fazer uma redação.
28 de novembro
A prova terá 5 horas para o candidato responder a:
- 45 questões de matemática
- 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30