Por Allan dos Reis, na região do Pirajuçara
Durante visita para inauguração do Bom Prato de Taboão da Serra nesta terça-feira (2), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ter sido impossível cumprir promessa, feita em 2011 no Santuário Santa Terezinha, repetida em 2012 durante inauguração do AME e repetida e durante a campanha eleitoral de 2014, de que o metrô chegaria ao município até o fim de 2016.
“É impossível ter ficado pronto em 2016. Não há nem projeto executivo. Estamos com mais de 1200 trabalhadores. A Linha 4-Amarela está indo muito bem e vamos entregar quatro estações e projetar a quinta”, disse Alckmin.
As estações em que as obras estão em andamento, apesar de atrasadas, estão todas na capital paulista. O desejo de fazer com que o metrô chegue a outros municípios da Grande São Paulo, fora da capital, acontecer no mandato do atual governador.
“A linha 4, que virá até Taboão da Serra, nós retomamos as obras da Linha 4, que o consórcio havia abandonado a obra, relicitamos e vamos entregar ainda este ano a estação Higienópolis-Mackenzie, no começo do ano que vem a estação Oscar Freire, ainda no ano que vem Morumbi-São Paulo, se possível ainda no ano que vem, no máximo mais alguns meses, Vila Sônia, que é do lado do município de Taboão. Temos o projeto básico e vou determinar a elaboração do projeto executivo da futura estação”, completou o governador.
Apesar da promessa de contratação do projeto executivo, Alckmin não deu qualquer previsão de quando faria isso e deixou claro que, a estação, não será feita com ele a frente do Governo do Estado.