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Prometido por Alckmin para 2016, Metrô Taboão sai da lista de prioridades do Governo do Estado

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Por Allan dos Reis, direto da redação

Apesar das promessas de Alckmin, expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra não tem mais prazo para início das obras. (Foto: Arquivo)

Quando inaugurou a AME de Taboão da Serra em maio de 2012, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) repetiu a promessa feita no altar do Santuário Santa Terezinha em outubro de 2011 e garantiu que o Metrô chegaria a Taboão da Serra em 2016. Além de não ter sequer iniciado a obra, agora a expansão deixou de ser prioridade e não há qualquer previsão para iniciar as obras.

“A linha 4 do metrô é a mais moderna e nós vamos entregar em 22 meses as estações [São Paulo-]Morumbi e Vila Sônia. E já estamos fazendo o túnel em direção a Taboão. […] Vamos contratar o projeto funcional para poder fazer a obra que são mais duas estações, Jardim Jussara e Taboão da Serra. Em 2016, a gente consegue chegar [em Taboão da Serra]”, prometeu Alckmin.

Alckmin não cumpriu promessa feita em pelo menos duas ocasiões de que Taboão da Serra teria uma estação do metrô. (Foto: Arquivo)
Alckmin não cumpriu promessas feitas em pelo menos duas ocasiões de que Taboão da Serra teria uma estação do metrô. (Foto: Arquivo)

Terminado o prazo, a Secretaria de Transportes Metropolitano informou ao Taboão em Foco que a estação em Taboão da Serra não é prioridade do atual governo, que vai tentar concluir outras estações, na capital paulista. O Metrô não deu qualquer outra previsão para cumprimento da promessa.

“O Metrô prioriza a conclusão das obras de implantação e ampliação em andamento, como das linhas 15-Prata, 17-Ouro e 5 Lilás, além da segunda fase da Linha 4-Amarela, que vai até a Vila Sônia. A terceira fase desta linha, até Taboão da Serra, já tem concluídos os projetos básicos e não há previsão para o início das obras”, respondeu o Metrô em curta nota ao site.

Durante a pré-campanha das eleições municipais de 2012, o então secretário estadual de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes, convidou os políticos de Taboão da Serra e a imprensa regional para visitar as obras da futura estação Vila Sônia. Tempos depois, veio até Taboão fazer uma apresentação e reafirmou que o município seria o primeiro município, fora da capital paulista, a ter uma estação do metrô.

“Eu diria, para não me chamarem de mentiroso, é melhor [prever para] 2017, no primeiro semestre. Acho que até dá [para ser em 2016] se a gente conseguir os contratos rápidos. Licença ambiental não vejo grandes problemas, recursos financeiros o governador [Geraldo Alckmin] já alocou. Então é uma questão de obra”, disse Fernandes no pátio da futura estação Vila Sônia em maio de 2012.

Arte da futura estação Largo do Taboão, que não tem mais nem data para início das obras e saiu da lista de prioridades do Governo do Estado.
Arte da futura estação Largo do Taboão, que não tem mais nem data para início das obras e saiu da lista de prioridades do Governo do Estado.

A construção da Linha 4-Amarela, a primeira feita com as Parceiras Público Privadas (PPP), chegou a ficar parada por mais de um ano devido a rescisão do contrato entre o Estado e o Consórcio Corsán-Corviam por descumprimento de cláusulas.

MAIS PROMESSAS

Sonhando em disputar as eleições presidenciais de 2018, Geraldo Alckmin vai tentar ampliar a rede metroviária até o fim do mandato (20 meses) com mais agilidade que os últimos 12 anos de gestão tucana a frente do Estado.

Para isso, ele precisa trabalhar para concluir obras já existentes nas linhas 5-lilás, 15-prata e a 4-amarela, que um dia – espera-se – chegar a Taboão da Serra. Alckmin não deve ser o governador a entregar a estação Vila Sônia, a mais próxima do município.

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