Em busca de qualidade de vida, Jovens plantam árvores em Taboão da Serra

plantio_mudas_taboao_alexjosias
De verde, Álvaro Diogo quer mais ruas arborizadas em Taboão da Serra

Na manhã do dia 27 de Fevereiro(domingo) um grupo de moradores de Taboão da Serra foi às ruas em defesa do meio ambiente e por melhor qualidade de vida. Com picaretas, enxadas e carrinho de mão, o grupo plantou 13 mudas de árvores (Babosa Branca, Canela Pimenta e Pau Fava) nas ruas do Parque Assunção. O local escolhido fica próximo a uma escola municipal e serve de academia para os moradores do bairro que caminham e correm todos os dias.

A ação é pequena e simbólica, mas é um grande passo para o município que ocupa a 482ª posição (entre 614 avaliados) no Ranking Ambiental do Governo do Estado e que vê surgir grandes arranhas céus, em seus poucos terrenos não ocupados.

Segundo um dos organizadores do evento, o jovem Álvaro Diogo, do Blog Idéia Nossa, o plantio já vinha sendo discutido há três anos entre o grupo. Além do lazer, o plantio ajuda a regular o clima e contribui para fauna e flora.

“Desde o começo do blog [que tem a participação coletiva] a gente sempre levou em consideração o meio ambiente. Faz três anos que a gente queria fazer o plantio de árvores”, diz Diogo, que contou com a colaboração da prefeitura do município através do Departamento de Meio Ambiente em celebração ao Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas. “Eles nos ajudaram prontamente e nos cederam às mudas”, diz.

Na próxima edição do plantio, que ainda não tem data definida, o grupo vai seguir uma orientação do biólogo Reinaldo Amaral, da Ong Repisa, e “vai plantar árvores frutíferas”.

Todos os colaboradores

3018_site

3001_site

3049_site

3189_site

Por Allan dos Reis

Fotos: Alex Josias

0 comentário em “Em busca de qualidade de vida, Jovens plantam árvores em Taboão da Serra”

  1. Ressaltamos que a data faz parte do calendário ambiental da Prefeitura e em todas essas datas planejamos ações p melhoria da qualidade ambiental do município. Não se limitando apenas a doação de mudas, no evento em questão foi disponibilizado também suporte técnico através de funcionários, equipamentos, transporte, uso adequado do espaço publico, divulgação.
    Pois entendemos que como processo participativo, essas ações conquistam resultados significativos e positivos.

  2. Ressaltamos que a data faz parte do calendário ambiental da Prefeitura e em todas essas datas planejamos ações para melhoria da qualidade ambiental do município. Não se limitando apenas a doação de mudas, no evento em questão foi disponibilizado também suporte técnico através de funcionários, equipamentos, transporte, uso adequado do espaço publico e divulgação.
    Pois entendemos que com o processo participativo, essas ações conquistam resultados significativos e positivos.
    Ana (Depto. do Meio Ambiente – Prefeitura de Taboão da Serra)

  3. Valeu, Allan pela cobertura!

    Valeu, Ana pela força! Sem seu esforço e dedicação dentro do departamento nada teria saído do papel.

    Com certeza a prefeitura, o departamento e seu diretor Alexandre Novoletti merecem reconhecimento.

    Participação popular é tudo na construção de uma cidade melhor e é muito bom saber que a prefeitura está aberta para a criação deste processo.

  4. AH.. ótimo trabalho, adorei.. melhoria de vida a todos.. Se for preciso ajudantes para mais um destes trabalhos, por favor, me chame.. =)

  5. Enquanto no Taboão plantam árvores, aqui em São Paulo aumentam as faixas das marginais passando por cima dos canteiros verdes…
    Achei muito legal a iniciativa de vocês e quero que contem comigo pras próximas! Que pensamentos e atitudes como as de vocês contagie o mundo!!

  6. Quero deixar registrado aqui o agradecimento a todos que participaram e a todos que tive o prazer de conhecer no dia do evento (Ana, Dani, Reinaldo, pessoal que ajudou na mão de obra, moradores locais e etc..). Um novo evento ja está sendo planejado, acompanhem também pelo nosso blog: http://ideianossa.blogspot.com

  7. Primeiramente, desculpas por não ter participado deste evento, porém elogio essa iniciativa dos colaboradores, e apoio cada nova atitude ou atividade em prol de uma melhor vida.
    Sendo sincero, ultimamente não ando tendo essa vida tão saudável e melhor, mas estou tentando ajudar com pequenas atitudes, economizando água em casa (dando menos descargas, tomando banhos rápidos e eficientes…), economizando energia, analisando melhor cada atitude que pode ser feita para melhorar.
    Pois creio que são as pequenas atitudes que começam a fazer a diferença…

  8. A PMTS através do departamento de meio ambiente convidou o Coletivo Ideia Nossa para participar da revitalização deste plantio que ocorreu na última quinta-feira (27.02.2014). Quatro mudas que não haviam vingado foram substituídas por ipês-amarelos. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.