Da redação do Taboão em Foco
Os moradores do Jardim Monte Alegre, bairro que faz divisa com o município de São Paulo, convivem diariamente com a insegurança. Porém, no início da manhã da última quinta-feira (09), um morador do bairro foi cruelmente assassinado, na garagem de sua residência da Rua Avelina Nogueira do Prado, enquanto aguardava a transporte escolar para um dos filhos.
Revoltados com tamanha insegurança, um grupo de moradores criou uma petição online pedindo apoio dos moradores do município para tentar convencer as autoridades a ampliarem o policiamento no bairro.
“Chega de falta de segurança, estamos abandonados, a violência no bairro Jd. Monte Alegre e região localizado na cidade de Taboão da Serra-SP, está crescendo a cada dia. Precisamos de segurança, pois todos os dias moradores estão sendo furtados, assaltados e mortos, como foi o caso do Sr. Nelson”, diz trecho do documento.
Apesar de o policiamento ser de responsabilidade do Governo do Estado, de Geraldo Alckmin (PSDB), a petição mira a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, que é responsável pela Guarda Civil Municipal (GCM). Atualmente, a pasta não tem secretário e está subordinada ao gabinete do prefeito Fernando Fernandes (PSDB).
Uma das pessoas que assinou a petição, Andressa, revela. “Sempre motos com condutor e garupa passando e observando. Quem tem que passar aqui observando é o policiamento e não pessoas suspeitas. Raras as vezes que vejo policiais passando por aqui, raras. Eu mesma já fui assaltada em frente à minha casa por 3 indivíduos armados, meu filho já foi assaltado 3 vezes, já entraram algumas vezes em casa de familiares, amigos. Esse bairro está perigoso demais”, diz trecho do comentário.
A organizadora da petição colocou como meta atingir 5 mil assinaturas para entregar as autoridades policiais. Você pode assinar CLICANDO AQUI. Em diversas reuniões dos conselhos de segurança, realizado mensalmente na região do Monte Alegre e na do Pirajuçara, as autoridades policiais alertam para necessidade de realizar boletim de ocorrência sempre que houver qualquer tipo de crime, incluindo furtos e roubos, para que o policiamento seja deslocado.