Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
A nova executiva do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Taboão da Serra tomou posse no sábado (25) na Câmara Municipal e terá o ex-vereador José Luiz Eloi na presidência. O evento marcou o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Valdevan Noventa, que é ex-vereador e atualmente presidente o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviário e Urbano de São Paulo. Ele também ocupa o cargo de vice-presidente no PDT.
Em seu discurso em tribuna, Noventa não poupou crítica a atual administração que chamou de “decadente”, mas evitou citar diretamente o prefeito Fernando Fernandes (PSDB). Ao invés disto, ele preferiu enaltecer a liderança do novo presidente do seu partido e chegou a se emocionar.
“Eu tenho andado nesta cidade e as pessoas sentem falta de nós porque o trabalho era junto do povo, ouvindo o povo, ganhando junto com o povo e buscando a solução para os bairros. O projeto do PDT é administrar essa cidade juntamente e para o povo desta cidade”, diz Noventa.
“Essa cidade vinha numa evolução, crescendo de maneira e forma invejável, mas infelizmente nós não sentimos mais isso. Hoje Taboão está numa decadência. É na saúde, na educação. O povo desempregado”, completou.
Sobre a sua pré-candidatura, Noventa comentou apenas durante entrevista coletiva. “O povo está clamando, o povo está pedindo, então esse convite já foi aceito por mim para ser candidato a prefeito desta cidade”, afirma. Ele afirma que ainda dá tempo para “formar um time para eleger um ou dois vereadores”.
O sindicalista Luiz Antonio Medeiros e atual secretário de Coordenação das Subprefeituras da cidade de São Paulo disse que esse “é um momento histórico e que a política precisa de gente nova” e que “Noventa vai mudar a cidade. É o nosso candidato”, garantiu.
DURAS CRÍTICAS
O ex-vereador José Luiz Elói começou o seu discurso com um pedido de desculpas por ter apoiado o atual prefeito Fernando Fernandes nas eleições municipais de 2012. Em seguida, enumerou algumas promessas feitas em campanha e chamou o mandatário de “mentiroso”.
“Na eleição passada, eu estive infelizmente no outro campo e ajudei o prefeito que ai está. E tive a oportunidade de caminhar lado a lado junto com ele, ouvindo e defendendo as propostas. E infelizmente estou decepcionado como a grande maioria da população. Vou citar alguns exemplos das bandeiras que defendeu o atual prefeito. Cadê o Bilhete Único, posto de saúde funcionando até as 9 da noite, baixar o IPTU, compare o do ex-prefeito [Evilásio Farias] com o do prefeito atual. E tantas outras coisas prometidas e não cumpridas. Mentiu para o povo. É mentiroso”, discursou.
Em seguida criticou a instalação do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, na região do Pirajuçara, por ter tirado o único local de lazer, criticou da qualidade da educação e por ter fechado o antigo PS Akira Tada após a construção da UPA.
Sobre as eleições de 2016, Eloi diz que “provavelmente o Noventa vai ser o candidato, mas ainda estamos conversando sobre o projeto político”. Ele garantiu que ainda tem conversa com outros pré-candidatos a prefeito do município que fazem parte da frente de oposição.
GOVERNISTA E AMIGO
O único vereador a comparecer a festa de filiação foi Ronaldo Onishi (Sd), antigo partido de Noventa. Apesar das palavras de amizade, o parlamentar deixou claro que ambos estarão de lados opostos em 2016. “O Solidariedade faz parte do Governo Fernando Fernandes e para que não houvesse nenhum conflito, ele decidiu voltar para o PDT. Nos encontraremos nas ruas, mas sempre de forma respeitosa”, garantiu Onishi, que foi embora logo em seguida.
OPOSICIONISTAS
Sem a presença de outros pré-candidatos a prefeito como José Aprígio e Evilásio Farias, que mandaram apenas assessores para representá-los, coube aos presidentes do PC do B, Toninho, Carlos Eduardo, do PMDB, Hugo Abud, do PMN, Paulo Mori, do PHS e Kleber Santos, do PPS, as críticas a atual gestão da Prefeitura de Taboão da Serra.