Por Allan dos Reis, direto da Redação
O Instituto de Pesquisas Realidade divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 5, pesquisa eleitoral que mostra empate técnico na corrida eleitoral pela prefeitura de Taboão da Serra.
De acordo com o levantamento, Aprígio (PSB) tem 47,04% dos votos contra 40% de Fernando Fernandes (PSDB). Stan (PSOL) tem apenas 2,56%. Brancos, nulos e indecisos somam 10,4%.
Como a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, é possível considerar empate técnico entre ambos. A pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o nº 01678/2012.
Assim que a pesquisa foi divulgada, o candidato tucano colocou em dúvida os números e atacou o instituto. “Amigos, mais uma vez nossos adversários jogam sujo contra a democracia. Contrataram um instituto de pesquisa duvidoso, com várias condenações em todo o Brasil”, publicou Fernando nas redes sociais.
Já no fim da tarde do mesmo dia, Fernando divulgou uma nova pesquisa feita pelo Instituto Opinião em que aparece com ampla vantagem sobre o opositor Aprígio, mas quase 20 pontos a menos que no primeiro levantamento (Ver Aqui).
De acordo com a pesquisa, Fernando tem 51,25% das intenções de votos contra 29,75% do Aprígio (PSB) e 4,25% de Stan (PSOL). 11,5% dos eleitores dizem não votar em nenhum dos concorrentes e 3,25% não sabem. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos, e a pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o nº 01414/2012.
Na primeira pesquisa divulgada por Fernando, Aprígio também fez críticas ao tucano. “A sensação é de que estou na frente, por mais que o adversário fabricou uma pesquisa, manipulada. Vejo na rua que não é tudo como ele fala, o eleitor está decidindo na última hora, e decidindo por Aprígio”, disse ao Taboão em Foco durante uma de suas caminhadas.
Na rabeira das pesquisas, o candidato do PSOL disse achar “irreal” o primeiro levantamento divulgado. “Eu achei um pouquinho irreal. Eu não acho que vou ganhar. Eu tinha 3% sem material. E depois com material eu fiquei com 2%. Eu acho que a pesquisa foi muito parcial. Eu acho que subi mais. Estou estarrecido”, criticou Stan.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há pelo menos mais três pesquisas registradas e que podem ser divulgadas a qualquer momento.