loader-image
temperature icon 27°C

Taboão melhora desempenho, mas não consegue certificado de meio ambiente

Compartilhar notícia

O município de Taboão da Serra melhorou a sua nota no ranking “Município Verde Azul”, de 2011, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado São Paulo nesta segunda-feira, dia 2. Com a nota de 61,88, a cidade ficou em 251º no ranking do estado, que avaliou as áreas de esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Em 2010, Taboão tirou nota 34,41 e ocupou a 483º posição.

No Estado, 158 municípios receberam a certificação, que garante à administração a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Apesar de não ter alcançado a nota para certificação, o diretor do departamento de Meio Ambiente, Alexandre Novoletti, comemora o avanço na política ambiental do município.

“O desempenho de Taboão da Serra no ano de 2011 obteve melhora significativa. Subimos 230 posições no ranking e em relação ao ano anterior, praticamente dobramos nossa nota, que foi 61,88. Hoje estamos em oitavo lugar na região metropolitana que de 39 municípios apenas 5 foram certificados com o selo verde”, diz Novelli.


Após péssimo resultado em 2010, jovens se organizam e plantam árvores nativas nas ruas do Parque Assunção em parceria com a prefeitura de Taboão da Serra. (Foto: Alex Josias / Arquivo / Fev 11)

Ele explica que foram feitas diversas ações que interferiram na avaliação do município Verde Azul. Entre elas estão “Plano de Arborização Urbana, Recuperação de Mata Ciliares, Plano de Saneamento Básico, Projetos de Coleta Seletiva, Ações de Educação Ambiental, Fortalecimento da Estrutura Ambiental, Incentivo a Ações para Diminuição do Consumo de Recursos Naturais, Ampliação da Cobertura Vegetal e das Áreas Verdes Municipal e Programa de Regularização Fundiária”, completa o diretor.

Confira o desempenho de Taboão da Serra nos últimos anos:

ANO: 2011

ANO: 2010

ANO: 2009

NOTA

POSIÇÃO

NOTA

POSIÇÃO

NOTA

POSIÇÃO

61,88

251º

34,41

483º

20,07

545º

Por Allan dos Reis

Veja também