Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
Mais (ou tão) importante que a votação do requerimento pedindo estudos sobre a possibilidade de concessão de vale-transportes e dissídio aos servidores, a sessão desta terça-feira (23) marcou o início dos trabalhos efetivos do grupo – agora G9 – que pretende suceder Fernando Fernandes (PSDB) a partir das eleições de 2020.
“Senhores vereadores, nós temos um projeto para Taboão da Serra”, anunciou Marcos Paulo (PPS) durante seu primeiro discurso em tribuna. Minutos depois, ele explicou o projeto em entrevista.
“Há dois grupos hoje na Câmara. Um projeto que se apresenta um nome, do qual se eu fosse fazer parte deste projeto teria que apoiar o vereador Eduardo Nóbrega e o outro lado que se discute. Que vai ver quem está melhor na pesquisa e nós queremos participar da sucessão [em 2020], não só como massa de manobra, mas como liderança política”, diz Paulinho, como é conhecido.
Ele deixou claro que o grupo não está fechado e aceita a presença de outras lideranças para construírem um projeto e – lá na frente – quem tiver melhor, seria o candidato a sucessão.
A presidente Joice Silva (PTB) fez questão de frisar em diversos instantes que o grupo pediu votos ao prefeito tucano e vai continuar apoiando até o término do mandato no fim de 2020.
“Nós somos base e todos foram às ruas com o prefeito Fernando Fernandes e apoiamos o projeto e assim continuaremos fazendo, espero, até o final do seu mandato”, diz Joice.
“Nós já tínhamos um grupo e não queríamos antecipar, até respeitando o governo Fernando Fernandes, que começou há cinco meses o mandato. Vamos apoiar e votando os projetos. Porém, chega uma hora, que você vê as coisas acontecerem e não pode só olhando sem participar. Baseado nisto resolvemos nos unir e mostrar que também temos um projeto para cidade”, encerrou.
SONHANDO COM 2020, NÓBREGA PERDE FORÇA
O vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) sonha em ser o candidato indicado pelo prefeito a sua sucessão nas eleições de 2020. Porém, dia a dia, o parlamentar perde força entre a classe política e diminui a chance disto acontecer. Na sessão de terça, perdeu mais dois importantes apoios das vereadoras Rita de Cássia (PSDB) e Priscila Sampaio (PRB).
Nóbrega tentou minimizar a perda de apoio e o surgimento explícito de um novo grupo, que se opõe a ele. “De verdade não vejo esse projeto como conflitante, não. Nesse aspecto, o que eles querem eu quero também. Que é a Câmara passe por essa sucessão e seja efetivamente ouvida. A minha expectativa é ser o candidato do PSDB. A luta é interna. Sendo o candidato, brigar para que o PSDB indique nessa composição o candidato a prefeito. Posso ser o candidato e a composição entender que a vereadora Joice seja a candidata. Vou apoiar”, revelou.