Ciclovia de Taboão é desativada pela prefeitura e dá lugar aos carros

Por Allan dos Reis, no Parque Assunção e Intercap, em Taboão da Serra

Ciclovia de Taboão da Serra é desativada para desafogar trânsito na região central.

A Prefeitura de Taboão da Serra desativou no último sábado, dia 9, a ciclovia do município que liga o bairro do Intercap até a divisa com São Paulo, na Avenida Pirajussara. Com a medida, a Avenida Armando Andrade deve voltar a ser mão-dupla entre o hospital Akira Tada e o distrito policial em breve. O secretário de transportes e mobilidade urbana, Rinaldo Tacola Filho, afirma que a ciclovia era pouco utilizada e o município precisa de mais espaços para circulação de veículos.

“Nós fizemos essa desativação [da ciclovia] por causa de espaço viário que tem falta de opção de vias e o município apresenta baixa metragem quadrada reservada a circulação [de veículos] em relação ao seu espaço construído. Nós temos um adensamento muito grande no município e a baixa utilização [pelos ciclistas] da ciclovia. Fizemos vários trabalhos de observação neste período para poder tomar essa decisão”, afirma Tacola.

Nas ruas, a decisão da prefeitura dividiu a opinião de algumas pessoas. Morador do Jardim Santa Luzia, Amauri Marco de Santi pedalava tranquilamente em um trecho da (antiga) ciclovia no início da tarde de terça (19) sem saber da sua desativação. “Como ciclista era bom [a ciclovia] porque eu trabalho com a bicicleta carregando pneus. Com a desativação vai complicar. Eu vulcanizo pneus e em vez de me deslocar de carro, eu uso a bicicleta que é tão simples porque eu carrego poucos pneus”, diz.

Já a comerciante Tânia Mara, dona de restaurante na Avenida Brasil, a desativação tinha que acontecer porque prejudicou os comerciantes. “Nós nunca concordamos com a ciclovia porque está em local inadequado. A gente nunca pode usar a ciclovia porque é muito perigoso ser atropelado por algum carro. E ainda a avenida ficou menor  e [os clientes] não podem estacionar mais porque senão tomam multas. As pessoas do bairro reclamavam muito”, afirma.

No sábado, dia 9, em evento em Embu das Artes, o prefeito Fernando Fernandes confirmou o fim da ciclovia e diz que vai estudar se implementar uma ciclovia aos domingos, com faz o município de São Paulo. “Foi uma decisão administrativa para melhorar o fluxo dos carros na cidade e talvez a gente faça uma ciclovia aos finais de semana com cones como acontece em São Paulo”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

FALTA SINALIZAÇÃO

Como a pintura da ciclovia continua no asfalto, motoristas e ciclistas continuam respeitando o local que antes era destinado à circulação de bicicletas. De acordo com o secretário de transportes, a prefeitura deve fazer em breve uma campanha informativa para alertar aos que circulam nessas vias.

As tartarugas que estavam no asfalto para separar a área do carro e das bicicletas já foram retiradas, assim como todas as placas de sinalização.

Motoristas ainda respeitam a sinalização da ciclovia desativada em Taboão da Serra

CICLOVIA CUSTOU QUASE R$ 600 MIL

A ciclovia de Taboão da Serra foi construída em 2008 na gestão do ex-prefeito Evilásio Farias (PSB) e custaram quase R$ 600 mil, sendo que a maior parte do custo (80%) foi bancada com dinheiro do Governo Federal.

Em 2010, o cicloativista e diretor da ONG CicloBR, André Pasqualini, fez uma avaliação criteriosa em encontro com moradores da região cortada pela ciclovia e afirmou que o projeto era bom, mas faltava sinalização da prefeitura, que acabou nunca fazendo.

De acordo com o secretário, o custo para efetuar a manutenção necessária pesou na hora da decisão sobre a desativação. “Nós temos um problema sério de estruturação já que foi deteriorando ao longo dos anos e não foi feito manutenção. Então gastaríamos um valor próximo a esse para fazer a manutenção”, completou Tacola.

Em 2010, comerciantes da Avenida Brasil e ciclistas divergiam sobre a necessidade da ciclovia.

0 comentário em “Ciclovia de Taboão é desativada pela prefeitura e dá lugar aos carros”

  1. Depois de retirar a ciclovia, a prefeitura faz o que? Nada?

    Tá muito cômodo falar que o dinheiro gasto para a manutenção e retirada é o mesmo… Pensaram no dinheiro de quem opita pela bicicleta para se locomover está muito longe de ser o mesmo que o de quem opita por qualquer outro meio de transporte?

    Vamos aguardar para que caia no esquecimento a ideia de que algum dia houve uma ciclovia em Taboão e que ela durou 5 anos e que agora todos os moradores devem se virar nos 30 pra andar de bicicleta em segurança (não querendo dizer que a “antiga” ciclovia tivesse assegurando os ciclistas)…

    Enfim, lamentável, Taboão.

  2. Este prefeito disse que dias melhores viriam e todos os projetos ligados ao ex prefeito com certeza serão cancelados e/ou desativados. Assim, analiso que sua reeleição será mais fácil, pois este eliminará todas as propostas boas e potencializará as propostas ruins que afetaram diretamente a vida do povo taboanense e que acabaram com o projeto de sucessão do ex prefeito. Penso que a gestão anterior perdeu por si só. Qualquer oposição ganharia do ex prefeito, pois caso do IPTU, o aumento da tarifa do ônibus, a criação da zona azul e o abandono de sua gestão ao final do mandato se destacaram mais que a criação do centro de reabilitação, a implementação da coordenadoria do negro , coordenadoria da mulher (me parecem que estão extintas nesta gestão), a ampliação das creches com os convênios os PAcs com as ongs e instituições, a construção de 3 escolas municipais como o Darcy Ribeiro no São Judas, a ciclovia, a reorganização do Atende (que no futuro será poupa tempo) pensando na concepção deste governo, a revitalização do Saporito e CSU, o liceu de artes, a construção de mais um centro esportivo, construção de prédios de moradia do verdadeiros programa minha casa minha vida no jd. Maria Helena, no novo record também os prédios para atender a população dos movimentos de moradia popular (em finalização), a construção da escola técnica de gastronomia no parque pinheiros, do Senac (próximo a receita federal) entre outros. Pra que acha que uma coisa não tem nada ver com a outra, observe e verá. A política faz parte da vida de todos e a eleição de um nome não é sozinha, pois é um grupo que governará a nossa cidade por exemplo, com concepções e ideias diferentes.

  3. Não entendo tanta gente aqui reclamando. Esta ciclovia jamais deveria ter saído do papel, pois nunca a vi sendo utilizada. Há muito mais passageiros apertados nos ônibus, graças ao transito caótico que, indiretamente é proporcionado pelo espaço ocupado por estas bicicletas, do que passageiros fazendo o trecho trabalho-residência com as suas respectivas bicicletas.

    Mais uma dentro do prefeito.

  4. R$ 600 mil reais para fazer a ciclovia sem sinalização e a desculpa que seria próximo desta valor para a manutenção (Corrupção assumida). Uma vergonha! Quem é que acredita que o prefeito esta pensando em uma outra solução? Simplesmente se livrando de um problema com outro ainda pior.

  5. Que bom que acabou com esse lixo chamado ciclovia… eu ate apoiaria uma ciclovia se ela ligasse um lugar ao outro, ou uma area a outra, mais uma ciclovia que nao tem fim e nem começo, apenas uma listra vermelha na metade da armando andrade ate o mato atraz do mignoni, isso nao e´ciclovia, isso chama desvio de dinhero publico.. 600 mil reais em uma faixa vermelha de 200 metros é uma vergonha… PARABENS prefeito por acabar com essa palhaçada..

  6. Devem ter esperado pelo menos umas 2 horas para poderem fotografar esse senhor de bicicleta na ciclovia, porque ninguem usa isso, da pra contar nos dedos o numero de pessoas que utilizam ela, enquanto milhares de carros e onibus ficam 40 minutos na rua da delegacia por causa dessa faixa ai

  7. Que situação, ao inves de incentivar a população a andar de bicicleta que alem de se exervitar ajuda a diminuir o transito, o Prefeito prefere desativar dizendo que é o melhor para a população, será que ele sabe o que é melhor para o povo?

  8. è um idiota quem acreditou nos DIAS MELHORES, paraa turma FF sim que tem analfabeto ganhando 3.000,oo as custas dos idiotas que o elegeram.

  9. Dias melhores virão ?
    SENTA E ESPERA POVO DO TABOÃO…
    obs: Ai Fernando fernandes só ta fazendo cagada heim !

    Mas ae…. AINDA NÃO ESQUECEMOS DOS DOIS MILHÕES DE REAIS PROMETIDOS EM CAMPANHA, DESTINADOS A CULTURA !

  10. Bom agora vai ser o seguinte, bike no meio dos carros, e se encostar na gente, B.O por crime, ja que existe lei vigente. Portanto caros motoristas prestem atenção, encostou em bike ou moto, o bicho vai pegar! E olha que eu uso carro para me deslocar, e sim respeito as leis de trânsito. 1,5 metros de distância eu apoio. E não é necessário uma ciclovia, se os folgados destes motoristas que se acham os donos das ruas, prestassem atenção, o trânsito seria muito melhor, se você ta com pena de quem fica 40 minutos num trânsito desmedido, é facil, troque seu onibus ou carro por uma BICICLETA E SEJA MAIS FELIZ!!!!!!Portanto escrevo esta missiva, em forma de repudio e hojeriza pelas atitudes destes prefeitos que só sabem tirar do bolso do contribuinte.

  11. Finalmente fizeram alguma coisa útil nesta cidade que foi desativar aquela besteira de ciclovia que consumiu R$ 700.000,00 de verba pública e mais atrapalhou do que ajudou. Taboão da Serra foi a única cidade do planeta a ter ciclovia que não liga nada a lugar nenhum e ainda passava sobre a calçada, uma coisa mal feita e sem sentido.

  12. Essa cidade é um grande exemplo de retrocesso na Europa, Japão e Canadá a bicicleta é vista como solução, em Taboão da Serra é vista como empecilho, basta ser um pouquinho inteligente quem ocupa mais espaço um carro ou uma bicicleta ? É a ditadura do trânsito instalada em Taboão da Serra, ou seja, espaço somente para os carros e os ciclistas que fiquem excluídos, por essas e outras que sonho algum dia sair dessa cidade.

  13. Quem está dizendo que a ciclovia não era usada, será que anda de bicicleta? Certeza que não! Porque só quem utiliza a ciclovia sabe a verdaeira utilidade que ela tem!
    A retirada da ciclovia foi unilateral, nenhum ciclista foi consultado a respeito disso.
    É criminosa, pois estão retirando um modal da cidade, é a mesma coisa que fechar uma avenida por julgar que nao tem necessidade.
    Foram investidos R$ 600.000,00 nesta ciclovia, não se joga esse dinheiro no lixo do dia para a noite. ISSO É CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA OS RESPONSÁVEIS TEM QUE RESPONDER NA JUSTIÇA!
    E voce que apóia esse tipo de atitude autoritária, peguem uma bike e vá andar no transito, aí vc vai saber a falta que faz uma ciclovia!

  14. Essa Ciclovia por si só é uma piada, chega num ponto próximo ao Akira que a ciclovia é em cima da calçada, num ponto onde desmoronou ano passado,detalhe essa parte de andar em cima da calçada se você vacilar cai dentro do rio, isso é ciclovia aonde? Ciclovia é você andar de bicicleta em segurança. O que não acontecia, era tão estreito que você tinha que caminhar junto com pedestres um absurdo ao ponto de ter que descer da bicicleta.Ainda bem que tiraram fizeram muito bem,só espero que o Prefeito consiga refazer uma ciclovia decente para que todos possam desfrutar com suas bicicletas em segurança,não podemos esquecer que alem de ajudar a saúde também ajudamos o meio ambiente, ciclovia é uma necessidade mas em local seguro,não aquela barbárie.

  15. Ciclovia é algo muito importante, mas, desde que seja construida com responsabilidade, análise técnica e que haja segurança para todos, não foi nada disso que aconteceu na cidade, simplesmente fizeram aquela pintura no chão para surrupiar grana pública. Com R$ 50.000,00 compro tinta e pinto a Av. Francisco Morato inteira de vermelho até a Rebouças.

  16. Pingback: GCM reprime manifestação por retirada de ciclovia em Taboão da Serra

  17. Esta ciclovia da maneira que foi feita, nunca deveria ter acontecido,ninguem praticamente usava, porque não tinha um seguimento, derrepente acabava, e ciclovia na calçada e piada. Taboão esta com um problema muito grande de transito, e com os novos predios, se não for feito algo, vai ficar muito ruim.

  18. Pois é, mais uma vez Taboão da Serra regredindo.. E isso porque cultura e bom senso nesta cidade não tem o menor espaço.. Fora o desperdício de investimento que já foi feito, e manutenção como tinta e placas de sinalização não custam R$600 mil nem na Europa.. Essa é mais uma jogada pra tirar dinheiro do povo, claro que vão priorizar os carros, porque eles pagam IPVA, abastecem, PAGAM ESTACIONAMENTO ROTATIVO!!! Isso tudo é uma VERGONHAA!!! É no mínimo lamentável, valeu ‘novo’ prefeito por mais uma vez não fazer nada e tirar o pouco que já conquistamos.

  19. Eu utilizava a ciclovia duas vezes por dia três ou quadro dias por semana quando não mais, terei que continuar a fazer o meu percurso de bicicleta só que com menos segurança.
    obs: Aos técnicos que observarão a ciclovia e decidirão por tira-la, espero que os senhores tenhão a consciência de que pessoas andam de bicicletas e muitas vezes morrem em acidentes por decisões como estas. são pais ,filhos e mães que não voltarão para suas casas. e quando isso acontecer, lembrem-se os carros precisão de mais espaço. esse é o valor da vida !

  20. Levei um tempinho para ler esse texto, mas eu realmente gostei do seu texto. Comtemplo a qualidade que você dispõe no seu ofício. Ótima referência que achei aqui, irei favorita-lo!

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