Home » Política, Todas as notícias » Vereadores de Taboão aproveitam ‘pacotão de projetos’ e votam alteração do Plano Diretor

Vereadores de Taboão aproveitam ‘pacotão de projetos’ e votam alteração do Plano Diretor

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Numa longa, cansativa e nebulosa sessão com mais de 12 horas nesta terça-feira (26), os vereadores de Taboão da Serra aproveitaram a ausência do povo e a votação de um ‘pacotão’ de projetos de leis para incluir e aprovar uma série de alterações no Plano Diretor do município. O projeto, que – sem acordo na semana passada – foi retirado de pauta de votação, resurgiu no fim da noite.

Na semana passada, os vereadores também passaram horas e horas discutindo e negociando as alterações no Plano Diretor, mas não houve acordo. Oficialmente divulgaram estar eu reuniões para falar sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), que teve a segunda votação ontem.

Após sessão de 12h, vereadores alteram Plano Diretor.

Após sessão de 12h, vereadores alteram Plano Diretor.

Apenas dois vereadores tocaram no assunto da mudança do Plano Diretor. O vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) ressaltou algumas mudanças de zoneamento na Vila Iasi e no Parque Assunção. Já o Professor Moreira (PSD) reforçou que os pedidos dos movimentos sociais para não mexer em aspectos de construção das áreas de ZEIS foram mantidos.

Após o término da sessão, o Taboão em Foco questionou a presidente Joice Silva (PTB) a respeito da demorada sessão.

“Não é que demorou. É que entraram vários projetos e a Câmara teve a responsabilidade de discutir um a um. E isso foi feito entre os vereadores porque cada um tinha que entender o que tinha que ser votado. Quanto ao projeto do Plano Diretor, ele foi retirado pelo prefeito (na semana passada). A Câmara entendia que precisava fazer algumas modificações, principalmente na questão dos interesses sociais, hoje fomos verificar e é um projeto extenso. Quando ele chegou ele foi amplamente discutido”, diz Joice.

Questionada pela falta de transparência a respeito do que foi votado, ela respondeu. “A sessão está ao vivo e online para quem quiser assistir logo após. Não tem nada que nos proíba de fazer – com todos os vereadores aqui – uma sessão extraordinária. Estamos legalmente protegidas. Nossa responsabilidade de hoje foi cumprida. De fazer o melhor para cidade. De verificar os interesses sociais e não tem nada obscuro”, diz.

Apesar de legalmente amparados, o fato é que a Câmara Municipal aprovou quase uma dezena de projetos sem qualquer preocupação em discutir ou informar a população a respeito do que seria votado. O Taboão em Foco ainda não teve acesso aos projetos aprovados pelos vereadores.

EXTRAORDINÁRIA

Minutos antes de terminar a sessão que teve a aprovação de diversos projetos, a presidente Joice Silva (PTB) convocou sessão extraordinária, que começou às 22h47, para segunda votação das alterações do Plano Diretor. A sessão terminou às 23h11 e a partir de agora os vereadores estão em recesso.

Das 13 horas de sessão, o plenário ficou em sua maioria assim, sem vereadores.

Das 13 horas de sessão, o plenário ficou em sua maioria assim, sem vereadores.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online