Por Allan dos Reis, direto da redação
O município de Taboão da Serra tem 199 mil eleitores aptos a votarem nas eleições do dia 5 de outubro. E a disputa por cada um desses votos será bem acirrada já que pelo menos 19 políticos da cidade lançaram a candidatura para deputado estadual ou federal. O número seria maior se não houvesse duas renúncias após o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além desses, ainda temos outras centenas de candidatos do Estado que virão atrás dos votos dos taboanenses.
Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo teremos 11 candidatos. A deputada Analice Fernandes (PSDB), esposa do atual prefeito Fernando Fernandes, tenta se reeleger pela quarta vez. Os ex-vereadores Alexandre Depieri (PSD) e Wagner Eckstein (PT) também estão na disputa. O ex-candidato a prefeito na última eleição Stan (Psol) também está na disputa. Além deles, ainda temos os candidatos Gigante da TV (PC do B), Hélio Açougueiro (PRTB), Iran (PRTB), Mara do Novo Record (PSB), Nete Muniz (PEN), Pjv (PTN) e Raí (PC do B).
Já a disputa por uma cadeira no congresso nacional, em Brasília, têm oito candidatos do município. O vereador Professor Moreira (PT) disputa mais uma vez como federal. Temos ainda os ex-vereadores Aprígio (PSB) e Macário (PT). Na disputa ainda estão os candidatos Anderson Nóbrega (PR), Carlos Adão (PRB), Julia Collet (Psol), Rodrigo Martins (Psol) e Zé da Estrada (PTC).
RENÚNCIAS
Entre os políticos que registraram a candidatura junto a Justiça Eleitoral pelo menos dois deles decidiram renunciar da disputa. A primeira foi a vereadora Érica Franquini, que deixou o PDT, partido pelo qual disputaria a eleição, e anunciou a sua filiação no PSDB. A outra renúncia foi da empresária Célia Tomilheiro (PTB) que registrou a candidatura, mas também decidiu tirar o seu nome da disputa.
* Nota: os nomes dos candidatos foram grafados da maneira em quem vão aparecer nas urnas eletrônicas.