Coluna: Eu vi e ouvi

Por Allan dos Reis, repórter
Cobertura da Sessão do dia 08 de Abril

Atraso justificado!

O jornalista que vos escreve pede desculpas porque perdeu os primeiros minutos da sessão. Também, presenciar um acidente entre carro e moto e não prestar ajuda seria algo muito mais desagradável. Mas…

Artigo 171



Quem acompanha as sessões já sabe que a relação entre os vereadores Elói e Paulo Félix estão conflituosas há muito tempo. E a cada sessão o clima esquenta mais um pouquinho.



O motivo desta semana foi o projeto de lei 017/2008, de autoria do Félix, que apesar de estar na Ordem do Dia, não entraria em votação.



Então ambos começaram, novamente, um bate boca.



– Questão de ordem vereador, dizia Elói

Interrompido novamente por Paulo Félix



– É questão de Ordem vereador, perguntou o vereador Elói

– É questão de Ordem sim. Do artigo 171 do Código Penal respondeu o vereador Paulo Félix



Na deu outra. O vereador Elói, presidente da Câmara, interrompeu os trabalhos no mesmo instante e foram todos para uma sala reservada.

Minutos depois, após pequena reunião, o vereador Paulo Félix retorna a tribuna e pede desculpas dizendo que confundiu, mas que é o artigo 171 do Regimento Interno e não do Código Penal.

E por fim, o projeto entrou em votação e foi aprovado.



Líder do Governo

O Vereador do PT Wágner Eckstein é o novo líder do governo Evilásio na Câmara Municipal.



Líder da Bancada



O vereador Moreira é o novo líder do PT na Câmara.



Primeiro Ato



Em seu primeiro discurso com líder do governo, o vereador Eckstein criticou a não instalação da FATEC e da ETE na cidade. Para o vereador os culpados são o Governo do Estado e a deputada Analice Fernandes.

O vereador apresentou ofícios em que a prefeitura cede terreno para instalação das escolas e a reabertura das negociações com o Vice-Governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento Alberto Goldman.

Tem que ceder o prédio..

“A Fatec só vai aonde o prefeito der o prédio” e não apenas o terreno. Explica o vereador Savazzi.

Eu tô nessa

O vereador Eng. Nei disse que está na briga para que a Fatec venha pra cidade.

Em seu discurso também defendeu a criação de escolas adaptadas “coisas que nenhum governo, nenhum, governo fez”, enfatizou o vereador..

Apagaram a Luz

“A cidade está as escuras de novo e a responsabilidade é do prefeito”, diz o vereador Savazzi

Para o vereador Moreira a culpa pela falta de iluminação a culpa é do governo anterior.

Parece ironia, mas a primeira rua, para quem sai da câmara em direção a BR-116, não havia nenhum sinal de luz na noite desta terça-feira.

Fechem as torneiras

O vereador Savazzi quer um novo contrato entre a cidade e a Sabesp para que a empresa forneça serviços com melhor qualidade.

PAC Taboão. Arriba Marta!



O vereador Moreira em seus discurso destacou o número de obras, em tão pouco tempo, que ocorre na cidade.

Além de elogiar a política do governo Lula que já tirou milhões de brasileiros das classes D e E e as levou à classe C, o vereador criticou o governo estadual que exige prédio e não terreno para construção da Fatec e da Ete.

Parte do discurso do vereador foi dedicado as pesquisas municipais que mostram que a ex-prefeita Marta Suplicy está em primeiro lugar na preferência do eleitorado da cidade de São Paulo.

Sem meias-palavras. De Novo? Rua!



“Palhaço, Boi, Vai tomar no ..”, com essas palavras dirigidas ao vereador Dr. Maurício André, o munícipe Celso, que também trabalha na prefeitura, foi expulso da Câmara Municipal de Taboão da Serra.

A confusão ocorreu porque, segundo o munícipe, o vereador teria o chamado de “cabrita” durante o seu discurso.

Direito sem resposta



O munícipe, conhecido por todos como Celsinho, exigia que um jornal da cidade publicasse um direito de resposta porque não foi ouvido a respeito das notas publicadas sobre a sua primeira expulsão no mês de março.



O direito de resposta é válido e deve ser usado sempre que as pessoas se sentirem ofendidas. Isso não significa que a imprensa deva publicá-la. Mas com essa nova briga deve ganhar mais um destaque negativo na mídia.

Pede pra sair

O vereador Dr. Maurício André disse que vai entrar com um processo de exoneração do funcionário público Celsinho.

Pinta ou não pinta



O vereador Paulo Félix apresentou, novamente, o projeto de lei que proíbe a pintura dos muros da cidade durante as campanhas municipais.

“Deve punir quem pinta o muro e não apaga”, defende Elói



Para o vereador Elói, o município deve seguir as regras estabelecidas pela legislação eleitoral, que, inclusive, se tornou mais dura nas eleições de 2006.

O vereador diz que não são os muros pintados que definem se as pessoas votaram no candidato o não. E diz que “o candidato tem que chegar no munícipe e convencê-lo pelo projeto ou pela história”, ensina o vereador.

Altas Horas



Os vereadores Paulo Félix e Olívio Nóbrega ficaram conversando na frente da câmara mesmo após os términos dos trabalhos legislativos. A demora foi tanta que o vereador Moreira chegou na conversa após comer pizzas com a família.

Notinhas:

  • O vereador Olívio Nóbrega agradeceu ao presidente e funcionários da Câmara que trabalharam durante o encontro municipal do Partido da República (PR)
  • O Vereador Natal defendeu o governo municipal e criticou o PSDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.