Por Samara Matos, na redação
O primeiro dia de funcionamento da Fase Emergencial em São Paulo não significou aumento considerável na taxa de isolamento do estado. O índice de isolamento social em Taboão da Serra chegou a 42% nesta terça-feira (16), de acordo com dados do Sistema de Monitoramento Inteligente divulgados pelo governo estadual. Na segunda-feira (15) -primeiro dia da “Fase Emergencial”-, a taxa havia também ficado abaixo com 42%.
O índice ideal de isolamento para conter o avanço do coronavírus é de 70%, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo. O índice aceitável é acima de 55%. O município de Embu das Artes ficou entre 43% e 44% de isolamento e Itapecerica da Serra 44%.
Os dados de adesão à quarentena são do sistema de monitoramento inteligente criado pelo Governo do Estado em parceria com quatro operadoras de telefonia. Ele utiliza a geolocalização de smartphones para avaliar pontos de aglomeração no estado.
Para tentar aumentar o isolamento, o governo estabeleceu a fase emergencial do Plano São Paulo que foi anunciada na última quinta-feira e deve valer até o dia 30 de março. Neste estágio, há toque de recolher entre 20h e 5h, ficam suspensas celebrações religiosas e esportivas coletivas, além do uso de praias e parques. Alguns setores e serviços que tinham autorização para funcionar durante a fase vermelha foram proibidos de operar até o final do mês, como lojas de materiais de construção e a retirada presencial de mercadorias e alimentos nas lojas.


