
Começa a partir do dia 1º de Agosto a cobrança de estacionamento nas principais vias de Taboão da Serra. Com valores que variam de R$ 1 (meia-hora) a R$ 4 (duas horas), o pagamento será feito de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados até as 17 horas. Os cartões com permissão para estacionar vai estar à venda nos parkimetros instalados em diversos pontos do município que vai receber 6% do valor arrecadado. O motorista que estacionar sem o cartão está sujeito a multa prevista no código de trânsito brasileiro.
A medida dividiu a opinião dos empresários e comerciantes. A dona do restaurante O Taboão, localizado em frente ao Fórum do município, no bairro Parque Pinheiros reclama. “O pessoal vem de longe para almoçar e ainda vão ter que pagar para estacionar?. Aqui eu acho um absurdo”, diz Valdirene Ribeiro Barbosa.

Na rua da delegacia, localizada na região central, alguns comerciantes pensam um pouco diferente como explica a funcionária da Sorveteria Toa Toa “No começo eu era contra, mas parei para pensar e vi que aqui nunca tem vaga. As pessoas colocam o carro aqui de manhã e só tiram a noite. Por isso acho que não vai mudar muito”, opina Adilaine Pavan.
No fim de Junho, os vereadores aprovaram um projeto de lei que extingue a lei – aprovada por unanimidade pelos camaristas em 2009 – que criou a chamada “Área Azul”. Até agora o prefeito Dr. Evilásio Farias (PSB) não vetou e nem sancionou a lei. O prazo já expirou e por isso o tema deve voltar a ser discutido e a lei pode ser sancionada pelo presidente da câmara, José Macário (PT).
FALHAS
Além de inserir ruas que não estavam no decreto [24/2010] que estabeleceu as vagas disponíveis para concessão, como nas Ruas Dolores Lopes Perez e Nair Marques de Souza, alguns equipamentos foram instalados bem no meio da calçada dificultando a passagem de pedestres e praticamente impedindo a passagem dos cadeirantes.
Por Allan dos Reis

