Por Allan dos Reis, na região central
Os alunos da rede municipal de Taboão da Serra que conquistaram medalhas nas “Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)” de 2016 participaram na manhã desta quarta-feira (19) da cerimônia de premiação no Cemur. A competição envolve a rede de ensino de todo país e teve a participação de 14 escolas do município, incluindo a rede estadual e particular.

O destaque, mais uma vez, foram os alunos da Emef Professora Ester Cordeiro de Souza, que melhoram o desempenho do ano passado e conquistaram 173 medalhas, sendo 85 de ouro. Emocionada, a diretora Elisangela Ximenes explicou o sucesso da escola. Jovens das EMEF Ayrton Senna, EMEF Paulo Freire, EMEF Armando Andrade e EMEF Cecília Meireles também tiveram alunos premiados nas Olimpíadas, fazendo Taboão chegar a 191 medalhas.
“Esse projeto acontece há cinco anos na escola. E desde 2014 a gente vem intensificando os trabalhos na sala de aula. Em 2015 fomos surpreendidos com 74 medalhas e esse ano a gente intensificou no projeto pedagógico da escola. Temos professores engajados. Os assuntos são trazidos pelo programa OBA e são tratados tanto na sala de informática quanto na sala de aula. E são inseridos com os conteúdos pedagógicos e trabalhados durante todo ano. Quando vem a prova, os alunos estão preparados”, garante Elisangela.

Para o secretário de educação João Medeiros, um dos pilares do sucesso da educação em Taboão da Serra, que teve a melhor nota da região no Ideb de 2015, é a participação dos pais no acompanhamento escolar. “Todas as pesquisas dizem que com a presença da família, as pessoas [crianças] têm tudo para dar certo. Por isso os pais tem que se interessar pela educação dos filhos”, destaca.

A emoção contagiou os amigos do quarto ano Andrei Goulart e João Gabriel, que se abraçavam após receberem as medalhas. “Chorei de emoção porque ganhei a medalha”, diz Andrei. “Estou muito emocionado”, completou João.
Em seu discurso, o prefeito reeleito Fernando Fernandes (PSDB) traçou um paralelo entre a educação e os super-heróis.
“Tem uma super-herói mais importante que não aparece. É o super-herói da educação. Aquele que estudou e depois conseguiu fazer, por exemplo, uma descoberta científica, uma vacina, que não salva apenas uma família, mas milhões de pessoas. Aquele super-herói que conseguiu fazer o homem através da educação chegar a lua, o que inventou o carro, o avião. E sabe como eles começaram, como vocês [alunos], que são nossos super-heróis do futuro”, enalteceu Fernandes.
Os vereadores Cido (DEM) e Ronaldo Onishi (SD) também destacaram a qualidade da educação no município e reforçaram a importância dos estudos para que almejem os jovens possam conquistar seus objetivos. O vice-prefeito Laércio Lopes também estava na cerimônia.
