Por Allan dos Reis, no Centro
Foi lançado na última quarta-feira (25) no Cemur o aplicativo BiaMap que promete ser uma ferramenta inovadora na busca por pessoas desaparecidas. O município de Taboão da Serra será o primeiro a testar a ferramenta, que terá grande participação do poder público, especialmente da Guarda Civil Municipal (GCM).
A lógica do aplicativo vai funcionar da seguinte maneira. O parente da pessoa desaparecida vai até uma das bases fixas ou móveis da GCM no município e faz o registro do desaparecimento. São pelo menos 10 pontos com acessos a internet para recepção dos parentes dos desaparecidos.
Com isso, o guarda faz o cadastro no aplicativo e um alerta é enviado a todos que tem o “B!aMap” instalado no celular. Caso você se depare com a pessoa que está desaparecida, basta clicar no telefone logo abaixo da foto e relatar o local que se encontra a pessoa e uma viatura irá até o local.
O criado do aplicativo Arnaldo Maluf Gesuele acredita que no Brasil haja mais de 500 mil pessoas desaparecidas no Brasil e explica porque escolheu o município para o lançamento.
“A gente queria começar por uma cidade pequena e ao mesmo tempo populosa e não tivesse o índice alto de criminalidade muito alto e fosse próximo a São Paulo e tivesse próximo a uma estrada. Taboão era aquilo que a gente queria e tem uma ligação muito forte com o sul do país, que tem muito crime de desaparecimento, como adoção ilegal”, afirma Gesuele.
Para o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) o projeto se resume em aumentar a esperança das famílias. “Esse projeto vem trazer uma esperança maior para os familiares dos desaparecidos. Em Taboão da Serra vai ser muito grande e vai se espalhar pelo Brasil”, disse.
COMO BAIXAR O APLICATIVO ?
Para baixar o aplicativo é muito fácil. Basta ir no seu celular a GooglePlay ou na AppStore, loja de aplicativos do seus celular, e pesquisar o BiaMap e baixá-lo.