Direto da redação do Taboão em Foco
No último final de semana, a Prefeitura de Taboão da Serra em conjunto com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) promoveu um mutirão de castração gratuita de cães e gatos, que movimentou cerca de 50 profissionais no atendimento aos animais. Foram castrados 205 animais.
Conforme relatou o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) em sua página no Facebook, a intenção é que no começo do ano de 2016 ocorram novas mobilizações assim como as feitas nos dias 14 e 15 de novembro.
“Foi um sucesso o mutirão de castração de cães e gatos que aconteceu nesse final de semana no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. A previsão é que em janeiro e fevereiro aconteçam outros mutirões e aqueles que possuem a posse responsável dos seus animais fiquem atentos aos próximos para não perder essa oportunidade”, escreveu o prefeito.
Centro de Controle de Zoonoses
O trabalho consiste, entre outras atribuições, em recolher os animais das ruas e dar tratamentos e cuidados no canil para, em seguida, encontrar um lar para os bichinhos. A castração gratuita é um dos importantes serviços realizados pelo CCZ, pois diminui o índice de procriação e, consequentemente, de abandono dos animais. Segundo a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, o tratamento desses animais é uma questão fundamental na saúde pública. “O número de mordidas por cães abandonados é significativo, e a consequência disso é o aumento da demanda por atendimento nos postos, afinal, os pacientes feridos são tratados com vacinas e curativos”, explicou a secretária.