Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
A sessão legislativa desta terça-feira (15) tornou pública a aproximação de vereadores governistas com o principal líder da oposição José Aprígio, ex-candidato a prefeito nas eleições municipais de 2012 e 2016 contra o prefeito Fernando Fernandes (PSDB). Mais do que elogios, os vereadores Eduardo Nóbrega (PSDB) e Cido (DEM) já tiveram reuniões com Aprígio.
“Estive na Cooperativa e tive o privilégio de sentar e conversar com o presidente José Aprígio. Esse diálogo é fundamental. Temos que Ele já provou que tem uma grande capacidade na área da construção. De repente o Cido prefeito, ele pode até ser meu secretário de obras”, disse Cido, que teve – inclusive – uma foto revelada em jornal local ao lado de Aprígio e outras pessoas.
Quem revelou a visita de Nóbrega a Aprígio foi o vereador Professor Moreira (PSD). “Eu vi um líder nato do PSDB de Taboão da Serra saindo dos ninhos tucanos e estando lá conversando com o Aprígio, juntamente com o pré-candidato a deputado federal Léo Novais [do PR]”, revelou.
Em tribuna, Nóbrega contou que procurou Aprígio quando soube da possibilidade dele se filiar ao PR, partido presidido por membros de sua família, e viu no presidente da cooperativa um homem preparado para governar Taboão da Serra em 2020.
“Como líder do PSDB, tucano, eu participei de uma reunião com Aprígio na semana passada por mais de três horas. E como eu disse na semana passada. Na política, não há tão amigo que não possa virar inimigo. E nem tão inimigo que não possa virar amigo. Tive representando um grupo que cada dia se fortalece mais. Tive falando com o Aprígio sobre assuntos de interesse de Taboão da Serra. E que está acima de qualquer partido ou político. […] Eu vi no Aprígio um senhor maduro, preparado, e está pronto para pleitear uma disputa ao cargo de executivo”, elogiou Nóbrega.
Com os encontros agora escancarados, outros políticos governistas subiram a tribuna para elogiar Aprígio e ‘aguardam’ o convite para o café. “O Aprígio tem o meu carinho e meu respeito”, declarou a presidente Joice Silva (PTB). “Não teria dificuldade nenhuma para ir tomar café com o Aprígio”, diz Marcos Paulo (PPS).
CRÍTICAS AO GOVERNO
Depois de horas elogiando o líder da oposição, os vereadores dispararam críticas contra o Governo Fernando Fernandes. Começou com Nóbrega dizendo que “o poder público está se omitindo em regulamentar” a questão do transporte de passageiros, citando o caso dos taxistas e ubers.
Porém, foi o vereador Marcos Paulo que fez as principais críticas diretas a gestão. No discurso, disse que faria as cobranças a partir da semana que vem, mas não aguentou.
“Já vou começar agora. Para mim, a varrição de lixo na cidade está um lixo. Vou colocar um requerimento para a gente saber a quantidade de pessoas que estão varrendo e horário. Eu não vejo. Na minha casa tem monitoramento e não vejo ninguém. Eu acho que não está sendo cobrada da Prefeitura uma varrição. Ou o bairro no Jardim Monte Alegre, no Pirajuçara estejam também sentindo a falta”, protestou.
Enquanto criticava e questionava algumas ações, vereadores fora da tribuna gritavam. “E a SPDM [gestora da saúde]?”, gritou um parlamentar. “Essa Câmara vai ferver”, prometeu.