loader-image
temperature icon 17°C

Aprígio quer reciclar e baixar IPTU; Fernando promete 5 creches e UBS adequada

Compartilhar notícia

Adilson Oliveira, no Jardim Trianon, em Taboão da Serra

O candidato a prefeito Aprígio (PSB) pediu voto nesta sexta-feira, dia 3, no Jardim Clementino e falou em trabalho “sério” de conscientização e fiscalização – “acompanhamento” – ambiental. Ele disse, porém, que a principal ação será a coleta seletiva para que Taboão da Serra passe de “nem 2%” para reciclar “no mínimo 30%” do lixo. “Quando se começa a reciclar, o pessoal passa a não jogar na rua, e o resíduo não é levado pela chuva para o córrego e não o polui. Com a reciclagem, melhoraremos muito a questão ambiental”, disse.

Moradora recebe candidatos e põe parente para falar com Aprígio, que pede voto por telefone, no Jardim Clementino

Com o reaproveitamento de matéria-prima, a candidatura promete também equacionar o IPTU elevado após o aumento em 2010, uma das maiores queixas da população. A proposta é reduzir um dos fatores de majoração do tributo e ao mesmo tempo gerar remuneração a catadores de material reciclável. “Vamos implantar a reciclagem, a taxa de lixo é muito cara na cidade. Com a reciclagem, vamos diminuir o lixo [não reutilizável] e tirar [diminuir] quase 40% [da cobrança]. Vai virar renda e baixar o imposto”, afirmou o candidato a vice Wagner (PT).

Candidato do PSDB a prefeito, Fernando Fernandes fez corpo a corpo no Jardim Trianon e disse que recebeu pedido, acima da média, por creche. “Hoje, no mínimo, para minimizar o problema, temos que construir cinco grandes creches espalhadas na cidade”, prometeu, sem precisar quantas vagas. “Não sei, é preciso ver terreno, a dimensão do prédio que vamos construir, mas o maior número possível.” Falou que a prefeitura administrará as unidades. “O que não significa que vamos romper com as conveniadas, temos que manter.”

Fernando disse ainda que moradores fazem “uma queixa muito dirigida” ao posto de saúde do Jardim Record, que atende o bairro, “desdenham muito do serviço e da estrutura física” da unidade. Ele disse que vai construir uma UBS – não no mesmo local, que há alguns terrenos como o próximo à base do Samu, atrás do pronto-socorro Antena, ou outro com “melhor localização”. “É uma tremenda cara-de-pau chamar aquilo lá de unidade básica de saúde”, declarou. Procurado pelo TF, o governo Evilásio Farias (PSB) não se manifestou.

O candidato à sucessão municipal pelo PSOL, Stan, repousou devido a exame e não fez campanha. Neste sábado, dia 4, se tiver condições de saúde, realiza visitas para apresentar a candidatura a simpatizantes de um nome a vereador do partido, no Parque Marabá, Jardim Trianon e Parque Pinheiros. Neste domingo, dia 5, não está definida nenhuma panfletagem nas residências ou comércios, mas Stan pode retomar o contato com eleitores. Ele é esperado no lançamento de candidatura de um postulante da sigla a vaga na Câmara.

Fernando faz corpo a corpo no Jardim Trianon em que criticou gestão da saúde municipal e falta de vagas de creche

Fernando faz neste sábado corpo a corpo na avenida Laurita Ortega Mari, a partir das 10h no CSU, no Parque Pinheiros. Não tem atividade pública à tarde. Neste domingo, anda no Jardim Record, com início às 10h. Já Aprígio percorre neste sábado o Jardim Jacarandá, pela rua Guilherme Gonçalves do Rosário e avenida Jacarandá, a partir 9h em padaria na praça Positiva, até o Jardim Santa Cruz. Neste domingo, caminha pela estrada Kizaemon Takeuti, a parti das 9h na esquina com a avenida Rotary, sentido avenida Ibirama.

Veja também