Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the bdthemes-element-pack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/taboaoem/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Assinatura de Convênio: Obras do metrô Taboão da Serra devem durar 4 anos e estação vai atender mais de 80 mil pessoas por dia - Taboão em foco
loader-image
temperature icon 28°C

Assinatura de Convênio: Obras do metrô Taboão da Serra devem durar 4 anos e estação vai atender mais de 80 mil pessoas por dia

Compartilhar notícia

Direto da Redação

Na manhã desta segunda-feira (3), Governo do Estado e Prefeitura de Taboão da Serra assinaram convênio, que formaliza os esforços para a chegada do metrô até o município. No documento foram estabelecidas diretrizes que Município e Estado devem fazer para que a obra possa sair do papel e se tornar realidade. Uma área da futura Prefeitura foi cedida para abrigar a nova estação.

“Sem projeto executivo a gente não começa nem discutir a obra. Sem projeto executivo é tudo um sonho. Aqui a ideia é – pegando esse projeto executivo – a gente começar essa obra o mais breve possível. E vamos começar essa obra ainda esse ano. Pegamos o projeto no segundo semestre e tem o processo burocrático para tentar começar ainda em dezembro. Espero voltar aqui para ver essas 80 mil pessoas que vão passar por aqui quando a estação tiver pronta”, diz o secretário estadual Rafael Benini.

Apesar do projeto executivo estar em andamento, está definido que a nova estação vai ocupar o terreno da antiga empresa Sorana Sul e uma parte da nova Prefeitura. “Aqui aonde a gente está, vai ser uma parte da estação do metrô. Estamos fazendo um convênio com o Governo do Estado para que ele use essa terra para fazer a estação do metrô. Definimos o local do metrô, o terminal de ônibus. […] A estação vai ser aqui. Eu não prometi, mas estou fazendo”, discursa o prefeito Aprígio.

Prefeito Aprígio e secretário estadual Rafael Benini assinam convênio e sonho do metrô Taboão da Serra fica próximo de virar realidade.

Em seu discurso, o deputado estadual Dr. Eduardo Nóbrega enalteceu o papel do prefeito Aprígio para destravar e fazer com que o metrô chegue até Taboão da Serra. “Não é alguém que pensa no hoje, é alguém que pensa daqui 20 anos”, ressaltou. O vereador Anderson Nóbrega lembrou da época em que o prefeito Aprígio foi deputado e “lutou e descobriu os caminhos para que o metrô chegasse a Taboão da Serra de forma verdadeira”.

STATUS DO METRÔ TABOÃO DA SERRA

Para que as obras possam ter início, o Governo do Estado de São Paulo trabalha para concretização do projeto executivo da expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra ainda em 2024. Porém, ao contrário das outras promessas, o Estado afirma ter garantias para que o projeto saia do papel.

“É uma decisão tomada fazer o metrô. Pedimos o projeto executivo e a CCR está fazendo. O governo vai pagar por esse projeto. A estratégia de execução vai acontecer muito provavelmente via CCR com uma construtora pré-qualificada. A gente sabe que vai acontecer porque já aprovamos o financiamento de 200 milhões de dólares junto ao Banco Mundial para fazer a obra, tem o acompanhamento da Secretaria. Nós temos dinheiro, estamos terminando o projeto e temos o apoio político do governador Tarcísio de Freitas para fazer a obra”, diz André Barnabé, secretário executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.

Responsável pela execução da futura obra, o presidente da CCR, empresa que tem a concessão da Linha 4-Amarela, acredita que o projeto deve demorar quatro anos. “O projeto executivo deve terminar até o final do ano. Terminado, a gente inicia as obras, que se espera que demore de três a quatro anos. É uma obra complexa em túnel. O mais rápido possível é que se tenha o metrô em Taboão da Serra”, diz Pierrini.

Veja também