loader-image
temperature icon 24°C

Atendimento a pacientes com suspeitas de Covid-19 volta a ser realizado na UPA Dr. Akira Tada

Pacientes com suspeita de Covid-19 devem ir diretamente a UPA Dr. Akira Tada

Compartilhar notícia

Direto da redação, com informações da PMTS

O atendimento inicial a pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus em Taboão da Serra volta a ser realizado na UPA Dr. Akira Tada, a partir das 19 horas desta quarta-feira (12). Esse serviço havia sido transferido para UBS do Clementino, em março, quando a Prefeitura Municipal montou o Pronto Atendimento com seis leitos na unidade de saúde.

O poder público justifica a medida com a queda no atendimento no PA do Clementino e redução nas internações. No boletim desta terça (11), 48 pacientes estavam internados, que correspondem a 65% da ocupação dos leitos disponíveis na UPA.

“Conseguimos reduzir em 50% o número de atendimentos no PA do Clementino e registramos queda no número de internações. Por isso, pensando no bom uso do dinheiro público, optamos por pausar os serviços do PA Clementino e retomar os atendimentos na UPA Dr. Akira Tada”, afirma o prefeito Aprígio.

Com a retomada das triagens e acolhimentos na UPA Dr. Akira Tada, a UBS do Clementino vai abrigar o Centro de Testagem da Covid-19, que fará a aplicação de teste em pacientes encaminhados pelo serviço Alô Doutor e pela UPA.

Alô Doutor

O Alô Doutor é um serviço de consulta remota da Prefeitura de Taboão da Serra em que pessoas com sintomas gripais podem passar por consulta e avaliação médica sem sair de casa.  Através do telefone 4788-7700 a equipe da Secretaria de Saúde orienta e faz o monitoramento dos pacientes com suspeita de Covid-19.  Em abril, a prefeitura iniciou uma nova etapa do serviço com a entrega de medicamentos na casa dos pacientes. O Alô Doutor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Sistema Leva e Traz continua

As vans do sistema Leva e Traz da Prefeitura continuarão funcionando. Os moradores da região da UBS Clementino poderão utilizar os veículos gratuitos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para se dirigir a outras unidades de saúde e receber a vacina, agendar ou passar em consultas e demais serviços de saúde.

Veja também