Calculando a Paixão de Cristo

por Allan dos Reis

No dia 10 de Abril, sexta-feira santa, a cidade de Taboão da Serra realizou mais uma edição da Encenação da Paixão de Cristo. Milhares de pessoas foram às ruas para assistir o espetáculo e segundo números oficiais o público superou a estimativa de 20 mil pessoas.

‘Paixão de Cristo reafirma sucesso e atrai mais de 20 mil pessoas’ (site da prefeitura)

Para este blogueiro que assistiu a encenação pela primeira vez havia muita gente, mas a opinião daquele que assistiram a encenação em 2008 era que havia uma quantidade menor de pessoas nas ruas do centro assistindo a 53ª Encenação.

Então vamos utilizar uma ferramenta simples e rápida do Blog Dicas de um Fuçador para chegarmos ao público estimado. Passo a passo:

A rua José Soares de Azevedo, local onde se concentram as pessoas para ver o 2º Ato, tem aproximadamento 300 metros de comprimento por 10 metros de largura. Isso equivale a 4.000 metros quadrados. E quantas pessoas cabem por metro quadrado? Vou chutar o mesmo número que o ‘Fuçador’ utilizou para calcular o Réveillon na Paulista que são 4 pessoas por metro quadrado. Vale destacar alguns pontos: 1) Próximo ao Morro a rua estava realmente lotada. 2) Após o primeiro quarteirão a densidade de pessoas era menor e não chegava exatamente até o final da rua. 3) Não é possível calcular quantas pessoas estivam no primeiro ato (em frente ao Parque das Hortênsias) e no segundo.

Resultado: 300 x 10 x 4 = 12.000 pessoas.

Ressalto que esses números são aproximados, mas há uma diferença de 8.000 pessoas.

E para você leitor. Essa diferença é erro de cálculo deste blogueiro? Erro do cálculo da prefeitura? Estão inflando apenas estatísticas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.