loader-image
temperature icon 17°C

Campanha de vacinação contra raiva em Taboão da Serra começa no dia 1º de agosto

Compartilhar notícia

Por Ricardo Vaz, da PMTS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra inicia, no próximo dia 01, a Campanha de Vacinação Antirrábica. Os postos volantes ficam disponíveis durante o mês de agosto em diversos pontos de Taboão, das 9h às 16h.

A campanha pretende imunizar todos os animais, com idade acima de três meses, contra o vírus da raiva para evitar que eles possam transmitir a doença. “Quem tem cão e gato não pode deixar de aderir essa campanha e levar o seu animal para receber a dose contra a raiva. A vacina é a única maneira de evitar a doença”, reforçou a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner.

Vacinas antirrábicas começam a ser aplicadas a partir do dia 1º de agosto. (Foto:  Ricardo Vaz / PMTS)
Vacinas antirrábicas começam a ser aplicadas a partir do dia 1º de agosto. (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Quem não conseguir vacinar, poderá, assim que terminar a campanha, ir até o CCZ de segunda a sexta-feira nos horários das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A DOENÇA

A raiva é uma doença infecciosa, na maioria dos casos fatal, e afeta, unicamente, mamíferos, geralmente cães e gatos nos centros urbanos. Como não possui cura, a forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacinação dos animais.

PRECAUÇÕES

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra informa que, a vacina se estende para cães e gatos a partir dos três meses de idade, cães e gatos não devem ter livre acesso ás ruas, ao sair com o animal utilize coleira e guia, jamais provoque um animal, não toque em animais estranhos, feridos ou que esteja se alimentando, jamais aparte brigas entre animais e nem mexa com fêmeas e suas crias, em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos o ferimento deve ser lavado com água e sabão e logo em seguida procure orientação médica, identifique o animal agressor a seu proprietário, caso o cão ou o gato seja conhecido observar o animal durante dez dias e caso não tenha dono, desapareça ou morra procure imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses.


SERVIÇO:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Endereço: Rua Vítor Campisi, n?. 250.

Telefone: 4701-8147

Veja também