Carteira de Trabalho passa a ser digital e identifica trabalhador pelo CPF

 

Por Samara Matos, na redação

A partir desta terça-feira (24) os brasileiros passam a contar com a Carteira de Trabalho Digital, o documento eletrônico é equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física. Quem tem CPF já pode tirar carteira digital. Para habilitá-la, o trabalhador deve criar uma conta no site: acesso.gov.br. É possível também baixar de graça o aplicativo ‘Carteira Digital de Trabalho’ em seu celular.

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Governo regulamenta regras e Carteira de Trabalho Digital já pode ser emitida

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço específico.

Basta preencher o cadastro para ter acesso a todas as informações fornecidas pela empresa empregadora no e-social. A carteira de trabalho eletrônica só não vale como documento de identificação.

A mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. A Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

Como funcionará a Carteira Digital:
Ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

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