Da Redação do Taboão em Foco, com informações da Sabesp
A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) apresentou nesta terça-feira, dia 21, uma nova proposta de bônus para quem economizar água. Atualmente, apenas consumidores que economizam a partir de 20% é beneficiado. Com a nova proposta, que será enviada a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) prevê benefícios a partir de quem economizar 10% em relação à média de consumo dos últimos 12 meses.
Desde fevereiro, quem reduz seu consumo em 20% ou mais recebe um desconto de 30% na fatura. Pela proposta aprovada, o imóvel que tiver redução de 10% a 15% no consumo terá economia adicional de 10%; já quem baixar o gasto de água entre 15% e 20% terá uma redução na conta de 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
Segundo balanço da Sabesp, 49% dos clientes da Sabesp obtiveram o bônus porque reduziram em pelo menos 20% seu consumo. Outros 26% baixaram o consumo, mas sem obter a bonificação. E 25% gastaram mais água do que a média.