Da redação do Taboão em Foco*
Na última segunda-feira (28), a reunião do Conseg Pirajuçara para discutir a segurança em Taboão da Serra terminou com uma discussão entre o vereador Professor Moreira (PSD) e o comandante da 2ª Cia da PM, Capitão Aicart, que se retirou da mesa e foi embora.
Moradores do Jardim Clementino e da região foram até a escola estadual Laurita Ortega Mari e durante mais de uma hora fizeram suas críticas e elogios à segurança na região. Um dos principais pontos, repetidamente, tem sido o roubo feito por motoqueiros. Assaltos a residências também foram relatadas.
“No dia 17 de novembro, saí da minha casa as duas e meia da tarde e quando voltei, por volta das cinco, estava toda estourada”, denunciou uma moradora. As autoridades ouviram também pedidos para realização da ronda escolar porque “no Jardim Scândia a noite (na saída dos alunos) não tem ninguém nas ruas a não ser os bandidos esperando”, reclamou uma servidora pública.
O comandante da PM daquela região admitiu que “tem apenas uma viatura” da ronda escolar por turno para todas as unidades de ensino daquela região. Porém, reforçou que outras equipes da PM auxiliam de acordo com a demanda.
Quando tudo se encaminhava para o término da reunião, o vereador Moreira, que chegou ao local com uma hora após o início, apontou uma série de críticas relacionadas a segurança pública e pediu “articulação das polícias porque Taboão tem apenas 18 km² (sic)”. Ele continuou e disse que “gostaria de ver mais a polícia para o povo”.
Gestualmente apontando o seu descontentamento, já que minutos antes fez uma série de elogios a integração que existe entre a PM com a GCM e a Polícia Civil, o capitão Aicart reforçou que “se alguém precisar da polícia militar” pode contar com eles. Em seguida disse que se houvesse mais alguma demanda poderiam passar via Conseg. Agradeceu, levantou-se e foi embora.
Já o comandante da GCM de Taboão da Serra, Sandro, que também deixou claro através de gestos que não concordava com as críticas do vereador, reforçou que o “intuito é atender a população” e convidou as pessoas a conhecerem o trabalho na secretaria.
Também participaram da reunião o delegado do 2º DP, Dr. Fábio, o vice-prefeito Laércio Lopes e o presidente da Câmara, Cido (DEM).
*matéria atualizada às 19h