Por Allan dos Reis, no Parque Monte Alegre
As obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Taboão da Serra começaram nesta segunda-feira (17) e devem ficar prontas daqui um ano. O equipamento – orçado em R$ R$ 3.596.279,96 – será custeado pelo Ministério dos Esportes, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
O equipamento terá 3,5 mil metros quadrados onde atletas terão ginásio com capacidade para aproximadamente 195 lugares, área de apoio contendo salas de administração, sala para professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário publico e uma quadra externa descoberta.
No local poderão ser exercidas 15 modalidades olímpicas, seis paraolímpica, além futebol de salão. Em 2013, o então ministro dos esportes do governo Dilma (PT), Aldo Rebelo, anúncio que o CIE seria um dos legados do país, que recebeu a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016.
Já em 2014, no pós Copa, o ministro visitou o local junto com o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e vereadores e garantiu que a obra ficaria pronta ainda em 2015. “A nossa ideia é que até o fim do próximo ano [2015] essa obra já esteja executada. Essa área já está completamente desafetada para construção e não há nenhum problema legal. O projeto já foi encaminhado para Caixa e tão logo ela homologue e devolva a prefeitura, que já fez a licitação inicial, pode iniciar a obra”, disse Rebelo, na época.
O CIE de Taboão da Serra fica na esquina das ruas Turíbio Antonio Castilho e Maria Mari no Parque Monte Alegre.