Por Allan dos Reis, no Parque Laguna
O Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra entrou em funcionamento nesta quinta-feira (30) após anos de luta pela implementação do serviço. O posto vai ficar provisoriamente em um galpão alugado pela Prefeitura Municipal por R$ 20 mil e 500 na Avenida Castelo Branco até que as obras do quartel definitivo sejam concluídas no Jardim São Judas.
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB), ao lado dos vereadores governistas e secretários municipais, enalteceu a luta pela implementação do serviço.
“Hoje nós estamos aqui, inaugurando essa unidade, que não é definitiva, é provisória, mas que vai ter todas as condições de exercer o seu trabalho trazendo segurança para a população de Taboão da Serra. […] Estamos muitos felizes. Quero agradecer em meu nome e da [deputada] Analice Fernandes”, diz Fernandes.
Ele lembrou que essa foi uma de suas promessas durante a campanha eleitoral de 2012 e lamentou o fato da empresa responsável pela construção do quartel – contratada pelo Governo do Estado – não ter cumprido o contrato, rescindido em 2015 pelos constantes atrasos.
“Era um compromisso de governo feito nas eleições com a população de Taboão da Serra. Quando chegamos à administração [em 2013], através de uma emenda da [deputada estadual] Analice [Fernandes], começamos o processo. Fizemos a doação de um terreno ao Governo do Estado, que começou a obra. Mas infelizmente, a empresa que ganhou a obra não era uma firma idônea e nos trouxe inúmeros problemas”, relembrou o prefeito.
Já o Comandante Roberto Lago, do 18º GB de Barueri, responsável pelo no posto, destacou a agilidade que o município vai ganhar no atendimento das ocorrências. Ele também promete uma grande interação com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel Urgente).
“Eu não vou precisar mais deslocar ocorrências de fora para atender o município. Isso é um ganho de tempo crucial. No início estaremos trabalhando prioritariamente nas ocorrências de incêndios e salvamento. Vamos promover uma integração maior com o Samu”, promete Lago.
ATENDIMENTO DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS
O novo posto vai mesclar uma corporação formada por bombeiros militares e bombeiros municipais. Esse tipo de corporação ainda é minoria no Estado de São Paulo, mas tem crescido a cada nova unidade.
De acordo com Lago, “em Santana de Parnaíba estamos conduzindo a experiência de Bombeiros Civis e Militares desde janeiro e está indo bem. Antes de tudo, todos precisam ter o espírito de ser bombeiro. Todos precisam trabalhar direito”, completa o Comandante.
O ponto que gera controvérsias está relacionado a atendimentos fora do município pelos Bombeiros Municipais já que as equipes taboanense também vão apoiar nas grandes ocorrências da região.
“Não cabe a gente negar atendimento em caso de emergência. Tivemos uma grande enchente na cidade de Itapevi [Grande São Paulo], que não tem Bombeiros estabelecidos, mas a responsabilidade territorial é nossa. E não vamos deixar de atender. E lá aconteceu com a guarnição de Santana de Parnaíba ir até lá, composta com Bombeiro Municipal, que atendeu. É lógica que podendo evitar, evitamos”, encerrou Comandante Roberto Lago.
ÚNICA MULHER
Por enquanto, Franciely Barreto Tavella é a única mulher da corporação dos Bombeiros Municipais Civis, que vão atuar em Taboão da Serra. Ainda não está confirmada a presença de mulheres entre os bombeiros militares.
Ela torce pela chegada de outras mulheres, mas comemorou a realização do sonho e espera poder começar a ajudar nos atendimentos.“O momento é de muita felicidade a todos. Ansiosos para começar a trabalhar e atender as ocorrências de Taboão da Serra para atender aos munícipes”, diz.