loader-image
temperature icon 20°C

Dia “D” da vacina contra o vírus H1N1 acontece neste sábado (13) nas unidades de saúde

Compartilhar notícia

Por Ricardo Vaz, da assessoria da PMTS

Sábado, 13, é o dia “D” da campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1 nas treze UBS – Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, das 8h às 16h30 [CONFIRA OS ENDEREÇO AQUI]. A vacina para esse ano contempla os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B phuket que são os subtipos que circularam no inverno europeu e norte americano.

Dia “D” da vacina contra o vírus H1N1 acontece nesse sábado, 13, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)
Dia “D” da vacina contra o vírus H1N1 acontece nesse sábado, 13, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Para o prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes, esse é o dia onde as pessoas precisam aproveitar para se imunizar contra a doença. “A vacina é a maneira mais segura de evitar um problema de saúde mais grave”, comentou o prefeito.

O Ministério da Saúde estipulou para 2017 que os municípios cheguem a 90% de imunização do público alvo da campanha. “É importante que as pessoas se conscientizem que a vacina pode evitar futuras complicações, evitando internações e óbitos. Além da proteção individual, a vacina minimiza a possibilidade da ocorrência de surtos com a diminuição da circulação viral”, alertou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Os beneficiados com a dose da vacina são: gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade, adultos com 60 anos ou mais, trabalhadores na área de saúde público e privados, população privada de liberdade e professores. Portadores de doenças crônicas também serão imunizados, sendo necessário levar prescrição médica no dia em que comparecerem aos postos de vacinação. Esses grupos foram escolhidos justamente por que são mais suscetíveis a contraírem a doença, tendo potencial para levar, em alguns casos, a complicações mais graves, como a pneumonia.

A DOENÇA

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos de um resfriado comum ou de doenças causadas por demais vírus e bactérias que comprometem as vias aéreas superiores: congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. O vírus é altamente disseminável e o doente pode transmitir a doença ao falar, espirrar ou ao tocar em superfícies contaminadas como maçanetas e torneiras entre outros. Nesse caso, o agente infeccioso concentrado nas mãos pode ser levado à boca, aos olhos e/ou ao nariz. Em casos mais graves a doença pode evoluir para a pneumonia, ou até mesmo levar a óbito.

Veja também