Por Ricardo Vaz, da SeCom PMTS
Um posto fixo de vacinação anti-rábica foi disponibilizado pela Zoonoses de Taboão da Serra para intensificar o combate a raiva transmitida por cães e gatos. A raiva é uma doença viral que não tem cura. A única forma de prevenir é através da vacinação dos animais domésticos, pois são transmissores da doença no ambiente urbano. A primeira vacina é aplicada aos seis meses de idade e depois anual.
Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, essa foi uma das formas encontradas para o município se prevenir de qualquer surto de raiva. “Não precisamos esperar chegar à campanha de vacinação anti-rábica determinada pelo Estado para nos prevenirmos. Com esse posto fixo podemos atender um número maior de animais vacinados”, explicou.
Ela lembrou ainda que, “mesmo com a campanha muitas pessoas deixam de vacinar o seu animal, pela falta de tempo ou por esquecimento, e, com esse posto fixo podemos atender todos esses casos”.
A vacina é gratuita e o posto está funcionando desde fevereiro de 2013. “Os donos de cães e gatos precisam se conscientizar que a vacina é a única maneira de evitar a transmissão da raiva”, enfatizou a secretária Dra. Raquel.
SERVIÇO:
Posto fixo de vacinação anti-rábica
Local: Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Victor Campisi, nº. 250 – Parque Industrial das Oliveiras
Atendimento: segunda a sexta feira das 8h30 ás 16h30
Telefone: 4701-8147/4786-3287